Início / Agricultura / CIM da Região de Viseu-Lafões reúne-se com lesados por javalis

CIM da Região de Viseu-Lafões reúne-se com lesados por javalis

A pedido da CNA — Confederação Nacional da Agricultura, da Balagri — Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu, e da “comissão de lesados pelos javalis”, da região, vai realizar-se uma reunião com a Comunidade Inter-municipal da Região de Viseu-Lafões (engloba 14 municípios), na próxima quinta-feira, 12 de Março, a partir das 14h30, na Sede daquela CIM, em Tondela.

Segundo a direcção da CNA, vai abordar-se a situação decorrente da “praga” dos javalis e os prejuízos causados aos agricultores; vai “fazer-se um pedido de solidariedade activa desta CIM, por exemplo, na recolha de assinaturas para a “Petição” à Assembleia da República”.

Petição

Uma petição que a CNA e as suas filiadas têm a correr a “propósito, precisamente, dos prejuízos causados à lavoura pelos javalis e com a reclamação de que seja o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Governo a pagarem as respectivas indemnizações aos lesados, isto para além do indispensável controlo sanitário dos animais selvagens”.

Relembre-se que a Confederação lançou, em Dezembro de 2019, a recolha de assinaturas – em papel e online – para uma petição dirigida ao presidente da Assembleia da República, e com conhecimento ao Governo, com os objectivos principais mencionados, de entre os quais o pagamento — pelo ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta, e pelo Governo — de indemnizações aos agricultores lesados pelos javalis e outros animais selvagens.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.