Início / Agricultura / Chuva destrói vários hectares de patamares de vinha

Chuva destrói vários hectares de patamares de vinha

Os prejuízos causados pelo mau tempo do último fim-de-semana em terrenos agrícolas e na rede viária de Santa Marta de Penaguião, na região do Douro, atingem o “meio milhão de euros”. Quem o diz é o presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, que criticou as intervenções feitas nos patamares de vinha.

Segundo o autarca, a situação mais crítica aconteceu na freguesia de Fontes onde a chuva arrasou “entre três a quatro hectares de vinha”, situados na zona do Património Mundial do Douro.

Luís Machado afirma que a reconversão da vinha tradicional em patamares, apoiada por fundos estatais, está a “ser feita com pouca responsabilidade”. “Há muitos locais onde a reconversão foi feita recentemente, mas a rede viária, por exemplo, não foi devidamente protegida”, afirma.

O presidente lamenta que seja permitido fazer intervenções nos patamares durante o inverno, o que deixam os solos instáveis. “Temos grandes áreas de terras nestas condições que ficam muito vulneráveis e colocam em perigo as populações e as estradas”, critica.

Acção contra Ministério Público

Luís Machado pondera avançar com uma acção judicial junto do Ministério Público para apurar responsabilidades. “Há que responsabilizar quem faz estes projectos, quem os aprova e quem os fiscaliza, porque o prejuízo é enorme e resulta de intervenções que nos parecem descuidadas”, afirma o autarca, que lamenta os prejuízos para os proprietários do concelho.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

ForProtect lança guia sobre a processionária do pinheiro

Partilhar             more  A equipa do grupo ForProtect — Protecção, Restauro e Serviços em Ecossistemas Florestais e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.