Início / Mundo / Lusofonia / China aumenta importações de petróleo de Angola

China aumenta importações de petróleo de Angola

A China está a aumentar significativamente as importações de petróleo de Angola, o seu segundo maior fornecedor desta matéria-prima, em detrimento do principal fornecedor, a Arábia Saudita.

Com a recente dinâmica do preço do petróleo a tornar mais barato o produto africano, cujo barril segue a cotação da variedade Brent, a China aumentou em Julho em 41% as aquisições de petróleo a países africanos, para 6,51 milhões de toneladas (47,5 milhões de barris), de acordo com estimativas divulgadas na semana passada pela Thomson Reuters.

A mesma fonte indica que o “grosso do aumento” teve como origem Angola, o principal fornecedor africano de petróleo à China, que em Julho terá exportado 3,4 milhões de toneladas para o segundo maior mercado mundial. Para Angola, referem os analistas da Thomson Reuters, “o grande impulso nas exportações para a China em Julho será uma alteração bem-vinda, uma vez que no primeiro semestre de 2015 tinham perdido para a Rússia o segundo lugar” entre os principais fornecedores chineses, atrás da Arábia Saudita.

Segundo dados das alfândegas chinesas, as importações de petróleo angolano caíram quase 9% no primeiro semestre, para 19 milhões de toneladas, enquanto as de petróleo russo subiram quase 27% e saudita mais de 9%.

A dinâmica dos preços leva agora a um encolhimento da quota russa e saudita, cujo petróleo não segue a cotação do Brent, como o de Angola, que tem vindo a descer em relação a outras referências do mercado.

No ano passado, as exportações de petróleo angolano pela China atingiram o valor mais alto de sempre – 806 milhões de barris – enquanto as de petróleo saudita recuaram cerca de 9%, para 989 milhões de barris.

Os contractos de fornecimento de longo prazo à China, que começaram a ser estabelecidos sobretudo a partir de 2002, têm vindo a ser considerados uma “almofada” financeira para Angola na actual conjuntura de descida de preços, devido à forma como o preço é definido, favorável a Angola em momentos de turbulência no mercado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Termotécnica leva embalagens FarmFresh à Fruit Logistica Berlim

Partilhar              A brasileira Termotécnica esteve presente na Fruit Logistica, que se realizou entre 7 e 9 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.