Início / Agricultura / Chaves faz faz esclarecimento sobre luta biológica à vespa das galhas do castanheiro

Chaves faz faz esclarecimento sobre luta biológica à vespa das galhas do castanheiro

A Câmara Municipal de Chaves está a organizar uma sessão de esclarecimento sobre a luta biológica à vespa das galhas do castanheiro. A acção ocorrerá no próximo dia 31 de Maio, pelas 9 horas, no auditório do Centro Cultural.

O Município de Chaves alerta para a necessidade de os produtores realizarem, até ao final do mês de Maio, inspecções semanais aos castanheiros. No caso de encontrarem galhas nos castanheiros, deverão retirá-las para um saco e queimá-las.

Caso detectem algum foco da doença, deverão igualmente comunicar através dos seguintes meios:
Gabinete Técnico Florestal do Município de Chaves – 961 331 208 ou através do e-mail pcivilchaves@gmail.com.

A autarquia explica que após detecção e validação pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) da presença da vespa das Galhas do Castanheiro na povoação de Mosteiró, concelho de Chaves, no passado dia 11 de Maio procedeu-se à largada do parasitóide “Torymus sinensis” com vista ao início da luta biológica. A acção contou com a presença de técnicos da DRAPN, Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves (AFACC) e Município de Chaves, bem como de um produtor de castanha.

A praga

O “Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu”, conhecido como a vespa das galhas do castanheiro, é um insecto que ataca vegetais do género Castânea, induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, conduzir ao declínio da produção e até a morte dos castanheiros.

O principal sintoma é o aparecimento de galhas, a partir de meados de Abril, nos ramos mais jovens, nos pecíolos ou na nervura central das folhas. As galhas correspondem ao intumescimento dos tecidos e podem medir entre 5 e 20 mm de diâmetro. Tem uma coloração inicial esverdeada, que vai passando depois para rosada, tornando-as mais visíveis.

 

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Produtores de Maçã de Alcobaça apresentam projecto Água do Oeste

Partilhar              A APMA — Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, em parceria com a Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.