Início / Agenda / Centro Unesco para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja abre portas

Centro Unesco para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja abre portas

O Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja (CEUSPCI), protocolado a 6 de Junho de 2016, abre as portas na próxima quarta-feira, dia 12 de Julho, no edifício emblemático do antigo Clube Bejense.

Este Centro resulta de uma vontade expressa do Município de Beja, da UNESCO, e parceiros como a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Aga-Khan, o CENA – Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, a MODA – Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo, em salvaguardar e promover as várias manifestações do património cultural intangível.

Num momento em que, resultado das últimas inscrições portuguesas na Lista Representativa da UNESCO, o Património Cultural Imaterial ganha um espaço de reconhecimento cada vez mais amplo na consciência colectiva, o CEUSPCI “pretende assumir a missão de potenciar essa consciência, procurando a sua integração no trajecto de vida das populações. A inventariação de práticas e saberes populares, a promoção o Cante Alentejano e outras manifestações musicais tradicionais e a implementação do programa UNESCO ‘Tesouros Humanos Vivos’, valorizando os portadores de memória e sabedoria de inegável valor universal, são alguns dos objectivos que este Centro UNESCO pretende assumir”, refere fonte da autarquia de Beja.

Reacção à debilidade demográfica

A criação deste Centro “deve ser, por isso, vista como uma reacção à crescente debilidade demográfica do interior, em particular do Alentejo, que partindo da valorização das suas gentes pretende projectar uma sociedade para o futuro ancorada nas práticas e memórias que estes patrimónios imateriais evocam”, acrescenta a mesma fonte.

As actividades de dia 12 de Julho, dedicado à inauguração do Centro UNESCO, terão início pelas 9 horas com o atelier para crianças “Artes e Ofícios d’Antigamente” e continuará com uma cerimónia agendada para as 18 horas, no edifício do antigo Clube Bejense, Rua do Sembrano. Terá ainda lugar a apresentação da exposição fotográfica Cante: Alma do Alentejo da foto-jornalista Ana Baião e um apontamento musical a cargo das Vozes Búlgaras Angelite e Cantadores do Desassossego que actuam no mesmo dia, pelas 22 horas, na Praça da República, com a participação de António Zambujo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.