Início / Agenda / ICNF promove demonstração em campo de gestão de pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede

ICNF promove demonstração em campo de gestão de pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas está a promover uma demonstração em campo sobre “Gestão de Pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede”, a realizar-se no próximo dia 2 de Junho, das 10 às 14 horas, , em Portalegre. A participação é gratuita.

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo ICNF, em parceria com o Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho e a Resipinus – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina.

Luís Grilo (ICNF), Pedro Teixeira (Centro Pinus) e Marco Ribeiro (Resipinus) são os guias desta acção que irá decorrer no Parque Natural da Serra de São Mamede e que pretende divulgar boas práticas de gestão de pinhal-bravo, incentivar os proprietários a gerir para a obtenção de diferentes produtos da floresta de pinho, como a madeira e a resina e debater a importância de gestão de povoamentos mistos para aumentar a resiliência do território aos incêndios.

O Parque Natural da Serra de São Mamede ocupa uma área aproximada de 56 mil hectares, dos quais cerca de 15 mil ha (27%) são ocupados por pinheiro-bravo, realça o Centro Pinus em nota de agenda.

E acrescenta que “nesta visita, teremos oportunidade de observar intervenções que o ICNF tem executado em áreas públicas e privadas, no âmbito do “Projecto de Prevenção Estrutural para a Recuperação e Valorização de Habitats Naturais e Florestais”, assim como, demonstrar a importância do pinhal na economia local e o seu contributo para a diversidade florestal e paisagística, pela sua capacidade pioneira e de consociação com folhosas autóctones, como carvalhos e castanheiro”.

Esta acção dirige-se a proprietários florestais, técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com actuação no sector florestal.

A participação é gratuita com inscrição obrigatória até ao dia 31 de Maio, aqui, para recepção do local de encontro.

Programa:

10h00 Recepção de participantes
10h30 Saída para campo (3 paragens)
13h00 Estratégias para a gestão do pinhal no PNSSM
14h00 Fim da visita

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 9 toneladas de carne imprópria para consumo em entreposto ilegal no distrito de Évora

Partilhar              A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu ao desmantelamento e suspensão total …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.