Início / Featured / Centro de Mar do navio Gil Eannes acolhe Museu Virtual da Memória Marítima

Centro de Mar do navio Gil Eannes acolhe Museu Virtual da Memória Marítima

O Centro de Mar, valência instalada a bordo do navio hospital Gil Eannes, está a sofrer uma empreitada de re-funcionalização para acolher o novo Museu Virtual da Memória Marítima, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do município (quadriénio 2017-2021).

A obra, que iniciou esta semana, vai permitir a criação do museu, que irá dispor de um Centro de Documentação do Mar, onde será possível consultar de forma interactiva e desmaterializada o acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens, explica fonte institucional da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Centro do Património Imaterial do Mar de Viana

Terá ainda uma segunda valência, também digitalizada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde será possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no mar.

A obra em curso está prevista para terminar a 25 de Janeiro, sábado, dia em que se prevê a reabertura daquele equipamento. Esta obra acrescentará ao Centro de Mar um espaço para promoção do serviço educativo no Centro de Mar.

Inauguração em Março

A inauguração do novo Museu Virtual da Memória Marítima está prevista para o próximo mês de Março.

Recorde-se que o Centro de Mar, a funcionar no navio Gil Eannes, inaugurou no dia 16 de Novembro 2014 (Dia Nacional do Mar).

A abertura decorreu depois de ter sido reabilitado e reconvertido um espaço do navio Gil Eannes para ali abrir a “porta de entrada” do Centro de Mar de Viana do Castelo, tendo implicado um conjunto de adaptações do navio para as novas funções complementares às que já aí funcionavam.

O espaço é dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interactivas.

Disporá agora de um novo espaço dedicado ao serviço educativo que dedica, anualmente, milhares de horas no apoio e desenvolvimento de projectos educativos em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo.

Centro de Mar

O “Centro de Mar” integra-se como projecto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”. Em 2015, o Centro de Mar foi galardoado com Bandeira Azul, reconhecendo a sua importância para o conhecimento do mar, tornando-se assim num Centro Azul.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.