Início / Mar / Aquacultura / Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura fica instalado no Porto de Aveiro

Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura fica instalado no Porto de Aveiro

A criação do novo Citaqua — Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura, que vai incorporar dois inovadores laboratórios, foi financiada em sete milhões de euros, verba que chega do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A apresentação pública do projecto aconteceu na quarta-feira, 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, e teve como convidados o ministro da Economia e do Mar,  António Costa Silva, o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e outros membros envolvidos no desenvolvimento desta nova unidade.

O Citaqua será a terceira unidade do Ecomare — Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, sendo composto por dois laboratórios: o Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e Aquicultura e o Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves.

Depois da visita às instalações do Ecomare, por parte dos membros do Governo, Ricardo Calado, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), apresentou o projecto Citaqua, “uma infra-estrutura focada na bioeconomia azul” que combina duas qualidades: a conservação e a utilização de recursos biológicos, refere fonte institucional da Universidade de Aveiro.

Ricardo Calado explicou que este “é um projecto que tem vindo a ser maturado ao longo de vários anos” e que tem como objectivo prestar serviços a empresas e autoridades com responsabilidade no sector do mar e dos recursos aquáticos. O Centro será instalado na antiga depuradora de bivalves, recinto da Docapesca e, como salientou o investigador, a “requalificação do edifício é uma tentativa de valorizar o que já existe, aproveitando uma infra-estrutura com uma localização privilegiada”.

Espera-se que em 2025 os Laboratórios estejam já operacionais para prestar serviços “às empresas, aos sectores do Estado que têm essa necessidade e, acima de tudo, prontos para dar o seu contributo para a resiliência que procuramos para a nossa economia”, disse Ricardo Calado.

“Aqui está a ser feita aquilo que é a economia do mar”

Por sua vez, o Ministro da Economia e do Mar realçou o papel que a Universidade de Aveiro tem tido na área do mar, considerando que “é uma das grandes instituições que temos no país e o Ecomare é sem dúvida um projecto emblemático de grande valor, conhecido no espaço europeu e internacional”.

António Costa Silva explicou que o Governo tem trabalhado para ter uma “economia mais sustentável e resiliente” e, por isso, tudo o que está relacionado com a “economia do mar é absolutamente decisivo para o futuro”. Quanto ao novo projecto, diz ver “um potencial imenso no trabalho que está a ser realizado” e que este projecto será “construtor do futuro”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.