Início / Agenda / Centenário do Ministério da Agricultura assinalado com sessão solene

Centenário do Ministério da Agricultura assinalado com sessão solene

Há 100 anos uma dúzia de ovos equivalia a 60% do salário médio de um trabalhador. Foi neste contexto de grave crise de escassez de alimentos, inflação e açambarcamento de géneros, originada pela 1ª Guerra Mundial, que foi criado, em 1918, o Ministério da Agricultura, relembra o Gabinete do ministro Lu´si Capoulas Santos.

Cem anos depois, o Ministério assinala a data com uma Sessão Solene a decorrer hoje, 20 de Abril, em Lisboa. A cerimónia, que tem lugar na Fundação Champalimaud a partir das 16h30, conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Durante a Sessão Solene, serão distinguidos antigos funcionários do Ministério da Agricultura e serão homenageados antigos Ministros da Agricultura.

Comemoração num contexto de “evolução muito positiva da Agricultura”

Luís Capoulas Santos destaca o facto de o Ministério comemorar o Centenário num contexto de “evolução muito positiva da Agricultura, que está a registar uma taxa de crescimento superior ao da taxa média da economia, com um ritmo crescente das suas exportações”.

“Um desempenho notável”, sublinha o ministro da Agricultura, “sobretudo porque ocorre também num contexto de profundas alterações climáticas, que são o grande desafio do próximo século.

No caso do Ministério da Agricultura, as respostas passam por procurar soluções em torno de dois grandes pilares que são o regadio e as florestas”, afirma Luís Capoulas Santos, chamando ainda a atenção para o papel que a futura Política Agrícola Comum pode ter neste campo.

O ministro da Agricultura faz ainda questão de deixar “uma palavra de agradecimento aos actuais e antigos funcionários do Ministério da Agricultura e a todos os agricultores que são”, na sua opinião, “os verdadeiros protagonistas da grande mudança que foi operada no sector”.

Exposição aberta

As comemorações do Centenário do Ministério da Agricultura tiveram início no dia 9 de Março, data em que foi descerrada a placa comemorativa do Centenário do Ministério da Agricultura.

No passado dia 11 de Abril foi inaugurada a exposição “100 Anos de Raízes a Desenvolver Portugal”, patente no Torreão Poente, na Praça do Comércio, em Lisboa, até ao próximo dia 6 de Maio.

Esta exposição inclui imagens, peças e informação sobre os 100 anos de História da instituição. Na mesma data foi lançado do postal dos CTT alusivo ao Centenário e foram apresentados os selos “Raças Autóctones de Portugal”.

A esta Sessão Solene, seguir-se-ão sessões descentralizadas, em diversas regiões do país, que serão acompanhadas da exibição da referida exposição.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.