Início / Agricultura / Censos populacionais a espécies de aves protegidas alargados nos Açores

Censos populacionais a espécies de aves protegidas alargados nos Açores

O Governo dos Açores vai alargar a realização de censos populacionais a mais espécies de aves protegidas, à semelhança do que já foi realizado para o pombo-torcaz, cuja população vai continuar a ser estudada.

O secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, apontou as populações de espécies como o melro-preto, o pombo-das-rochas, a rola-turca e o milhafre. “O Governo tomou, toma e tomará as medidas necessárias para que se proceda, com racionalidade, ao controlo das densidades das espécies protegidas, nos quais se inclui, naturalmente, o pombo torcaz”, afirma.

Na sua intervenção, na Assembleia Legislativa, frisou no entanto que o Executivo “também não esquece – nem pode, nem deve – o equilíbrio que deve ser encontrado entre a protecção das espécies e as condições que os agricultores têm de ter para poderem produzir, ter o seu rendimento e criar emprego e riqueza” para a Região.

Em Fevereiro, o Governo emitiu um despacho que possibilita a utilização de métodos de controlo de densidade populacional do pombo torcaz e do melro-preto, entre 15 de Junho e 15 de Setembro deste ano, nas áreas de produção de vinha da Terceira e Pico.

Neto Viveiros destacou que o Governo Regional já dispõe dos dados da densidade de pombo-torcaz em todas as ilhas, decorrentes de um estudo realizado em 2014, em que existiam “cerca de 20 mil indivíduos, quando, em 2004, apenas existiam 14 mil”.

Adiantou ainda que, nas ilhas do Pico, Terceira e Graciosa, as “densidades, por quilómetro quadrado, estavam em 15 aves”, enquanto “a média regional é de apenas oito”.

Luís Neto Viveiros frisou também que a Secretaria Regional tem, paralelamente, vindo a promover, disponibilizar e publicitar a utilização de métodos não letais de afugentamento de aves, numa perspectiva integrada e responsável de controlo de densidades populacionais de aves protegidas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estação Biológica de Mértola tem vaga para Bolsa de Investigação para Doutoramento

Partilhar              A Câmara Municipal de Mértola informa que a EBM — Associação Estação Biológica de Mértola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.