Início / Agricultura / CCDR Centro promove Catalisador Regional de Inovação do Centro para a Sub-Região do Oeste

CCDR Centro promove Catalisador Regional de Inovação do Centro para a Sub-Região do Oeste

A CCDR Centro — Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro assinou, dia 7 de Dezembro, na sede da Comunidade Intermunicipal da Região do Oeste, nas Caldas da Rainha, o protocolo de cooperação de constituição CR Inove – Catalisador Regional de Inovação do Centro para a Sub-Região do Oeste.

O CR Inove é uma iniciativa, liderada pela CCDR Centro, composta por uma rede informal de entidades do Sistema Regional de Inovação, que pretende promover um processo estruturado de cooperação e partilha de informação entre as Comunidades Intermunicipais, as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico e as Associações Empresariais da Região Centro.

Tem como objectivo mobilizar os agentes, potenciar os recursos e competências existentes no domínio da Inovação e melhorar a interacção dos produtores de conhecimento e tecnologia com os seus potenciais utilizadores (empresas, entidades da administração pública e do terceiro sector). A iniciativa assenta numa lógica de partilha de recursos e reforço e complemento das iniciativas existentes na Região Centro.

De acordo com Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, “este já é o quinto protocolo assinado, o que evidencia o reconhecimento, por parte das entidades, da necessidade de intervir, de forma concertada, no processo de promoção da Inovação na Região Centro. Nas sub-regiões de Aveiro, Leiria, Médio Tejo e Viseu Dão Lafões, o CR Inove já está no terreno, com a materialização da primeira iniciativa, o INEC – Ideias novas em Empresas Consolidadas, que visa identificar, no Sistema Científico e Tecnológico regional, as primeiras ideias ou soluções tecnológicas que poderão ser utilizadas por empresas consolidadas. Quanto aos restantes três protocolos, deverão ser assinados ainda até ao final do ano”.

A cerimónia de assinatura contou com a presença dos responsáveis da Comunidade Intermunicipal da Região do Oeste, do Instituto Politécnico de Leiria, da FAERO – Federação das Associações Empresariais da Região Oeste, do COTHN – Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências, do Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, da ANP – Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, da APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, da AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, do OBITEC – Parque Tecnológico de Óbidos, e do dinamizador sub-regional, Sérgio Félix.

Os parceiros da iniciativa assumem o compromisso de desenvolver, de forma concertada e participada, iniciativas conjuntas em temáticas relevantes para o processo de promoção da inovação.

Comprometem-se ainda em contribuir para a sistematização e actualização de informação e competências das entidades do Sistema Regional de Inovação pertencentes à sub-região, bem como a criar de mecanismos de partilha e divulgação de informação, promover o desenvolvimento de conteúdos, instrumentos e metodologias de capacitação de actores e de transferibilidade do conhecimento e de tecnologias.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Surfistas Martim Nunes e Maria Salgado vencem Projunior Aveiro

Partilhar              Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este sábado, 13 de Julho, o triunfo no Projunior …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.