CATAA apresenta projecto Hub4food na FNA 25

O CATAA — Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, que celebra 15 anos em Julho de 2025, participa na FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que decorre entre 7 a 15 de Junho de 2025, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, com foco nas biossoluções.

O objectivo do Centro passa por divulgar os seus projectos, com destaque para o Hub4food, iniciativa que visa apresentar inovações na área do Atlântico, com foco na valorização de produtos marinhos para empresas da indústria alimentar.

Segundo o director técnico-científico do CATAA, Christophe Espírito Santo, em entrevista à organização do certame, a cargo do CNEMA, “o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (laboratórios) foca-se no no na investigação e desenvolvimento para o sector agroalimentar, para o capacitar para os desafios que existem no no sector”. “Desenvolvemos produtos, fazemos também conservação pós-colheita de frutos e também fazemos análises aos alimentos para estarem prontos para o mercado.(…) temos várias unidades laboratoriais de físico-química, microbiologia, biologia molecular, sensorial e também unidades piloto para para produzir novos alimentos”.

Na Feira, o CATAA cai dar a conhecer os projectos que tem em desenvolvimento. Um desses é o Hub4food, uma iniciativa transnacional que pretende estabelecer um centro de inovação para o sector alimentar da região atlântica. Este projecto reúne clusters agroalimentares e Centros de ID para melhorar as relações entre o ecossistema de inovação e as capacidades de IDI da indústria alimentar da região Atlântica, bem como promover o desenvolvimento de produtos alimentares novos e melhorados (com foco na origem marinha), graças a competências e capacidades complementares entre os vários parceiros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.