Frutos

DRAP Algarve recebe Balanço da Campanha dos Citrinos em Outubro

A AlgarOrange — Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e o COTHN-CC — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências, vão realizar no dia 25 de Outubro, o 3º Balanço da Campanha dos Citrinos, no auditório da Direcção regional de Agricultura e Pescas do Algarve. O objectivo …

Ler mais »

Agricultores espanhóis contra acordo da UE que permite desembarque de laranjas da África do Sul sem tratamento a frio

A espanhola Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA) pede explicações sobre as notícias que dão como certo um acordo entre a União Europeia (UE) e a África do Sul para permitir o desembarque de laranjas sem tratamento a frio. Em comunicado, a Associação expressa sua “consternação” e pede explicações a todos …

Ler mais »

Agricultores de Odemira e Aljezur integram missão em Marrocos sobre mobilidade de trabalhadores

A AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur participou recentemente numa missão exploratória em Marrocos, promovida no âmbito do projecto “Promoção de uma boa gestão da migração laboral para Portugal”, uma iniciativa da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e que conta com …

Ler mais »

Aberta a submissão de resumos para o 5º Simpósio Nacional de Fruticultura

O V Simpósio Nacional de Fruticultura realiza-se a 9 e 10 de Fevereiro de 2023, em Alcobaça, com o objectivo de actualizar o conhecimento técnico-científico do sector sobre temas centrais para a fruticultura nacional, tais como, produção, sanidade, pós-colheita e valorização e novas tecnologias. E já tem aberta a submissão …

Ler mais »

Aprovadas normas excepcionais para apoiar hortofruticultura. Pequenos frutos nas retiradas de mercado

O Ministério da Agricultura e da Alimentação publicou hoje, 3 de Agosto, uma portaria com normas nacionais de caracter excepcional para o sector das frutas e hortícolas para o ano de 2022. As novas normas elegem os pequenos frutos vermelhos (framboesa, mirtilo, amora e morango) no âmbito das retiradas de …

Ler mais »

Avisos Agrícolas da Madeira alertam para gorgulho da bananeira

O Serviço Regional de Avisos Agrícolas da Madeira (SRAA) alerta para o gorgulho da bananeira, a traça do tomateiro e, no abacateiro, para o aranhiço cristalino e o percevejo. Refere o Aviso agrícola n.º 10/2022, do SRAA, que o Cosmopolites sordidus, originário da região Indo-Malaia é conhecido como gorgulho da …

Ler mais »

Quinta das Amoras. Chega quer saber porque Luís Dias ainda não foi ressarcido dos prejuízos

O Ministério da Agricultura concluiu, por despacho, em 2019, que a Quinta das Amoras deveria ter tido acesso a verbas europeias, que não teve. Pedro Espírito Santo, Chefe de Gabinete do primeiro-ministro, “deu garantias claras” a Luís Dias de que “tudo seria feito para solucionar o problema, nomeadamente através da …

Ler mais »

ASAE instaura dois processos crime por uso ilegal de DOP/IGP na cereja

A ASAE — Autoridade de segurança Alimentar e Económica fiscalizou 92 operadores económicos, tendo sido instaurados 2 processos-crime por fraude sobre mercadorias e uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica protegida na cereja e 3 processos de contra-ordenação, destacando-se como principais infracções, o incumprimento das regras relativas à …

Ler mais »

Estação de Avisos de Castelo Branco aconselha novo tratamento contra bichado na maçã e pêra

A Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco alerta que nos seus postos de observação biológica (POB) o voo da segunda geração do bichado — macieiras e pereiras — “está intenso. A observação visual é fundamental para avaliar a intensidade de ataque da praga no seu pomar. Deve observar 1.000 …

Ler mais »

Candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal 2022 abertas até 1 de Agosto

O prazo de candidaturas à Academia 2022 do Centro de Frutologia Compal foi estendido até 1 de Agosto. No final da formação, vão ser distribuídas três Bolsas de Apoio à Instalação, no valor total de 60.000 euros. As candidaturas encontram-se disponíveis aqui. O Centro de Frutologia Compal conta com uma …

Ler mais »