Início / Agricultura / Casa Cadaval aposta em painéis solares fotovoltaicos

Casa Cadaval aposta em painéis solares fotovoltaicos

A produtora vinícola Casa Cadaval, fundada por uma sociedade anónima de capitais familiares em 1648, anuncia a instalação de um sistema solar fotovoltaico com uma área de cerca de 6.120 m2. Ao produzir anualmente 1.309,18Mwh, as instalações solares fotovoltaicas instaladas na Casa Cadaval vão evitar emissões anuais de 288 toneladas de CO2. O fornecimento e instalação desta central foi da responsabilidade da Ikaros-Hemera, empresa especialista neste sector.

A energia é das principais matérias-primas do sector agrícola e a produção energética é essencial para o desenvolvimento das suas actividades diárias. Actualmente “são cada vez mais os novos empresários agrícolas que apostam em energias renováveis sobretudo em painéis solares fotovoltaicos, não só por questões de sustentabilidade, mas também pelos ganhos financeiros resultantes. A adopção deste tipo de sistemas solares traz vantagens como a redução da factura global energética e a possibilidade de produção de energia própria através de um recurso natural como o sol”, refere um comunicado da Ikaros-Hemera.

Receber uma renda pelo sistema fotovoltaico

Para além destas vantagens, hoje em dia há também a opção para o empresário agrícola de escolher a alternativa de ter uma entidade terceira a investir por ele . Neste caso, os proprietários dos terrenos ou das coberturas passam a receber uma renda pelo sistema fotovoltaico instalado no seu espaço e, passados alguns anos, esse sistema passa na integra para o proprietário a custo zero.

António Saldanha, director na Casa Cadaval que adoptou este modelo de investimento externo promovido e implementado pela Ikaros Hemera e pela Gameiros Renováveis, afirma a importância deste projecto para a empresa: “A Casa Cadaval tem cerca de 5.000 hectares, por isso a adopção de energias que contribuam para o bom funcionamento da produção e para um ambiente mais limpo é prioritário. Este projecto é a mais recente aposta na sustentabilidade – neste momento produzimos quase 70% da energia eléctrica que consumimos. Contudo, a Casa Cadaval tem outros exemplos como a aplicação de produtos fitossanitários amigos do ambiente para a protecção integrada das vinhas, um sistema de tratamento de resíduos provenientes das actividades desenvolvidas na adega e todo o oxigénio produzido por 3.500 hectares de floresta”.

Por sua vez, o director-geral da Ikaros-Hemera, Duarte Caro de Sousa, explica a nova aposta de modelo de negócios: “A Ikaros-Hemera tem vindo a promover projectos solares fotovoltaicos com especial foco no sector agrícola e de retalho, recorrendo a este modelo de negócio de investimento de terceiros, e actualmente mais de metade da nossa actividade é proveniente deste modelo”.

Situada a cerca de 80 kms, a norte de Lisboa, na margem esquerda do Rio Tejo, a Herdade de Muge pertence à família Álvares Pereira de Mello (Cadaval) há quase quatro séculos. A Casa Cadaval está integrada na Rota dos Vinhos do Tejo.

Gameiro Renováveis suporta o investimento

O investimento foi suportado pela Gameiro Renováveis – Produção de Energia, sociedade que resulta de uma parceria entre António Lopes Gameiro e Nelson Gameiro, ambos de Torres Novas. Os sócios explicam a sua motivação no investimento: “Este projecto na Casa Cadaval permite-nos obter rentabilidades interessantes e com um nível de risco bastante reduzido e, por outro lado, contribuir para a descarbonização e sustentabilidade das actividades onde instalamos estes sistemas”.

O número crescente de empresas no sector agrícola e vitivinícola a apostar neste tipo de sistemas energéticos mostra a tendência do sector agrícola em investir em medidas sustentáveis, amigas do ambiente e que permitem a produção de energia própria. Exemplos disso são as empresas Orivárzea, Cooperfrutas, Sociedade Agrícola da Herdade das Malhadinhas, Torriba, EDIA, Herdade dos Fidalgos, Casa agrícola Irmãos Raposo, Herdade do Ameixial, bem como as adegas Quinta da Alorna e Adega da Falua.

A Ikaros-Hemera é uma empresa especialista na implementação e monitorização de sistemas solares fotovoltaicos de média e grande dimensão. A empresa surge vocacionada para o fornecimento e instalação de sistemas fotovoltaicos no mercado empresarial e para a concepção de modelos de negócio adequados a cada cliente, numa óptica de investimento financeiro.

Fundada em 2011, é fruto da joint-venture entre a Ikaros Solar, referência europeia no sector empresarial, e a Hemera Energy, especialista na apresentação de soluções chave-na-mão de produção descentralizada de energia e eficiência energética, que integra o Grupo Quifel, de Miguel Pais do Amaral.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

APDEA faz X Congresso na Escola Superior Agrária de Coimbra

Partilhar              O X Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e o IV Encontro Lusófono …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.