Início / Agenda / Carnaxide recebe 5ª Conferência Cidades & Logística a 9 de Julho

Carnaxide recebe 5ª Conferência Cidades & Logística a 9 de Julho

A 5ª Conferência Cidades & Logística realiza-se no dia 9 de Julho de 2024 no Auditório Municipal Ruy de Carvalho em Carnaxide, concelho de Oeiras. O evento reunirá líderes da indústria, políticos e especialistas para discutir e explorar soluções inovadoras que moldarão o futuro das cidades e da logística.

A conferência, organizada pela Aplog — Associação Portuguesa de Logística tem como objetivos reflectir sobre as tendências da distribuição capilar; debater a sustentabilidade da logística urbana e conhecer soluções e modelos de negócio sustentáveis que assegurem a descarbonização e a eficiência do abastecimento; identificar e reflectir sobre as diversas visões, estratégias e politicas das diversas autoridades locais e regionais; conhecer a visão das entidades representativas das actividades económicas presentes nas cidades e debater as soluções e tecnologias de suporte à actividade de distribuição urbana.

“A logística urbana apresenta desafios significativos, especialmente em áreas densamente povoadas. A gestão eficiente dos fluxos de mercadorias dentro das cidades não só afecta a economia, mas também o meio ambiente e a qualidade de vida dos residentes”, refere uma nota de agenda da Aplog.

E adianta que “a saturação das vias de circulação, a poluição do ar e sonora, a ocupação do espaço público e os congestionamentos são apenas alguns dos problemas associados à logística urbana. Para lidar com esses desafios, é crucial que todos os intervenientes, trabalhem juntos para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis”, realçando que “a introdução de políticas de restrição de tráfego, como zonas de baixas emissões ou restrições de horários para entrega de mercadorias, pode ajudar a reduzir os impactos negativos”.

Tecnologias emergentes, como a utilização de veículos eléctricos e autónomos, sistemas de gestão de frota inteligente e roteamento optimizado, também desempenham um papel crucial na procura por soluções mais sustentáveis e eficientes, frisa a mesma nota.

As inscrições estão abertas aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Tem porcos? Declaração obrigatória de existências tem de ser feita até 31 de Agosto de 2024

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que no mês de Agosto de 2024, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.