A portuguesa Carmo Wood, líder europeia em madeira tratada com mais de 40 anos de história, acaba de anunciar a entrada em dois novos mercados. China e Médio Oriente são as novas geografias de actuação da empresa, que aí colocará o seu expertise ao serviço do desenvolvimento vinícola e da melhoria das redes eléctricas, respectivamente.
Projectos no valor de 2,2 milhões de euros confirmam relevância internacional da empresa e resultam de “estratégia de crescimento sustentada e de credenciais somadas ao longo 40 anos”
Sendo o país com maior área de vinha do Mundo, a China “não é, no entanto, o que mais eficientemente gere esta riqueza. A Carmo Wood entra neste mercado com o objectivo de partilhar o seu conhecimento e experiência com vista ao aumento da qualidade das vinhas e ao desenvolvimento de técnicas vitícolas adequadas aos sistemas e necessidades actuais, nomeadamente ao nível da aramação de vinhas, uma das vertentes de especialidade da Carmo Wood”, realça uma nota de imprensa da empresa.
![]()
Carmo Wood dá formação
Para este propósito, a empresa portuguesa desenvolverá formação nesta área, disponibilizando igualmente produtos e soluções, a implementar e acompanhar no terreno por uma equipa dedicada ao mercado chinês.
Já no Médio Oriente a Carmo Wood ajudará a desenvolver e optimizar as redes de distribuição eléctrica em aldeias e outras regiões menos desenvolvidas, através do fornecimento de postes para linhas aéreas de baixa tensão em madeira Carmo Wood, com certificação europeia e marcação CE.
Com este projecto, que ascende a 2 milhões de euros, a Carmo Wood vê o seu expertise e qualidade reconhecidos, num mercado tradicionalmente dominado por empresas altamente competitivas provenientes da Suécia e da Finlândia.
Estratégia de crescimento sustentado
“A entrada nestes mercados, tão distantes quanto desafiantes, é o resultado de uma estratégia de crescimento sustentado, alicerçada no expertise da empresa em diferentes áreas de negócio e nas credenciais do trabalho realizado ao longo dos últimos 40 anos, em Portugal e além-fronteiras”, afirma Jorge Milne e Carmo, presidente da Carmo Wood.
E acrescenta que “constitui simultaneamente um orgulho, na medida em que confirma a relevância internacional da empresa e a sua valorização ao ponto de ser escolhida para projectos tão ambiciosos e tão decisivos para a população e para a economia daqueles países”, conclui.
Líder de mercado
Líder de mercado em vários países e em vários segmentos, a Carmo exporta para mais de 40 países com facturação agregada de cerca de 70 milhões e um crescimento anual na ordem dos 20%.
Com sede em Portugal, Lisboa, a Carmo dispõe de quatro unidades fabris, todas localizadas em território nacional – Pegões, Almeirim e Oliveira de Frades – que produzem para os mais de 40 países onde opera e que representarão cerca de 50% da sua facturação.
Em Espanha e em França, a Carmo tem empresas próprias com escritórios em Madrid, Algeciras (Espanha) e Bordéus (França).
Dos químicos à madeira
O Grupo Carmo iniciou a sua actividade industrial em 1980, no entanto a ligação ao sector dos produtos químicos é anterior a 1955, ano em que é fundada a Anglo Portuguesa de Produtos Químicos, empresa pioneira no desenvolvimento do tratamento industrial de madeiras, quer em Portugal continental e ilhas, quer em países africanos de língua oficial portuguesa como fornecedores de produtos químicos e know-how.

A sua actividade industrial teve início com a produção de madeiras redondas, tratadas em autoclave, para agricultura, linhas de electricidade e telecomunicação, mas depressa se alargou a produtos como parques infantis, mobiliário em madeira rústico e urbano e ainda decks em madeira.
Mais recentemente, a engenharia com base nas estruturas de madeira lamelada colada e maciça permitiu ampliar a oferta da Carmo a casas para habitação, escritórios, grandes estruturas de cobertura, pontes e uma infindável oferta de soluções em madeira, conquistando diferentes prémios e distinções em todas estas áreas.
A Carmo Wood conta actualmente com cerca de 400 trabalhadores, directos e indirectos.
Agricultura e Mar Actual
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
