Início / Agenda / Carlos Neves lança livro “Desconfinar a Agricultura” na Feira de Gastronomia de Vila do Conde

Carlos Neves lança livro “Desconfinar a Agricultura” na Feira de Gastronomia de Vila do Conde

O livro “Desconfinar a Agricultura — Crónicas Agrícolas — Do Prado ao Prato”, do agricultor Carlos Neves, é apresentado publicamente sábado, 20 de Agosto, a partir das 15 horas, no espaço da Feira de Gastronomia de Vila do Conde, nos jardins da Avenida Júlio Graça.

Os lucros da publicação do livro serão destinados em primeiro lugar à compra de rações para os pastores afectados pelos incêndios em Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, através da Ancras — Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana

A apresentação estará cargo de Arlindo Cunha, ex-ministro da agricultura, Ana Trocado Marques, jornalista e João Villalobos, consultor de comunicação.

O livro é uma selecção de alguns textos do blog “Carlos Neves Agricultor” e da página do Facebook com o mesmo nome, publicados ao longo de dois anos, entre o Outono de 2019 e o Verão de 2021. Inclui ainda, a título póstumo, textos inéditos do pai do autor, Manuel da Silva Neves e do filho mais velho, Pedro Neves.

As crónicas estão agrupadas nos capítulos “Agricultura e Família”, “Cultivando os Campos”, “Milho”, “Vacas e Leite”, “Máquinas e Tractores”, “Segurança no Trabalho”, “Ambiente”, “Vida Associativa” e “Temas Diversos”.

Em jeito de prefácio, o livro conta com o comentário de três ex-ministros da agricultura, Assunção Cristas, António Serrano e Arlindo Cunha.

“Carlos Neves tem procurado ao longo dos anos fazer um enorme esforço de conciliação da sua actividade de agricultor, com a sua família, com a actividade associativa e ainda com uma presença diária nas redes sociais, revistas e diversos outros meios de comunicação, falando de Agricultura. Neste livro sistematiza e organiza em diversos capítulos as suas histórias de Agricultor, sempre com uma perspectiva didáctica, explicativa sobre os mais diversos temas associados à sua actividade”, diz António Serrano.

Já o antigo ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, refere que “nestas crónicas, escritas numa linguagem simples, mas elegante e apelativa, aborda, essencialmente, as vivências quotidianas de um agricultor do seu tempo e do seu meio. Sublinho três: Uma vivência pessoal, um testemunho objectivo de um agricultor tecnicamente preparado para a profissão que conscientemente escolheu e uma vivência de comunicador e pedagogo”.

Por sua vez, Assunção Cristas diz que “ao juntar as suas crónicas neste livro, Carlos Neves faz exactamente aquilo em que acredita: tece mais uns fios na história, na sua história, que também é, de alguma forma, a história de todos nós. Com este relato das suas vivências, filtrado por um olhar atento e sensível, assegura uma passagem ininterrupta para as gerações que se seguem. E mostra como a agricultura é um espaço privilegiado para a realização profunda da humanidade”.

Lucros destinados a apoios

Os lucros da publicação do livro serão destinados em primeiro lugar à compra de rações para os pastores afectados pelos incêndios em Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, através da Ancras — Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana, em segundo lugar à “Porta Solidária”, que fornece refeições aos sem abrigo e outros pobres na Cidade do Porto e, por último mas de forma mais substancial, ao “Banco de Leite”, Associação Amparo da Criança – Associação de Solidariedade Social, IPSS, dirigida por Frei Fernando Ventura (www.bancodeleite.pt).

A Amparo da Criança é uma associação que procura dar resposta ao problema da carência alimentar e escassez de recursos no âmbito infantil, em Portugal e S. Tomé e Príncipe, com leite em pó, leite substitutivo de leite materno, farinhas lácteas, papas, fraldas e artigos de puericultura e material escolar.

O livro estará à venda no dia da apresentação e até ao dia 28 de Agosto na Feira de Gastronomia de Vila do Conde e noutros locais que serão anunciados nas redes sociais do autor.

Carlos Neves

Carlos Neves nasceu em 1974. Cresceu, vive e trabalha em Árvore, Vila do Conde. É Técnico de Gestão Agrícola formado pela Casa-Escola Agrícola Campo Verde (Rates – Póvoa de Varzim) e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Aberta.

É casado com Carina e pai do Pedro e do Luís. Cultiva os campos para alimentar as vacas e cria vacas leiteiras para alimentar os portugueses. Tem como paixões o associativismo e a comunicação. Escreve regularmente na revista “Mundo Rural”, em meios de comunicação social, no seu blog e diariamente no Facebook e Instagram sob o nome “Carlos Neves Agricultor”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agricultores vão começar a receber os 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola gasto em 2021

Partilhar              A decisão já está publicada em Diário da República. Os agricultores vão receber  10 cêntimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.