O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa conferiu hoje posse, no Palácio de Belém, aos novos membros do XXIII Governo Constitucional. Carla Alves Pereira é a nova secretária de Estado da Agricultura, em substituição de Rui Martinho, que sai de funções por motivos de saúde.
Carla Maria Gonçalves Alves Pereira, até agora directora-geral da DRAP Norte — Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Norte, nasceu em Bragança a 5 de Dezembro de 1970. É licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Desde 2000 é técnica superior da Câmara Municipal de Vinhais, e directora do Parque Biológico de Vinhais desde 2008. Desde 2005, coordena a organização de dois certames de promoção de produtos regionais, a Feira do Fumeiro de Vinhais e a Rural Castanea, sendo co-responsável pela execução de estratégias de turismo e de desenvolvimento rural.
É vogal da Comissão Nacional de Coordenação e Acompanhamento do Plano Nacional para os Recursos Genéticos Animais, desde Janeiro de 2018.
Coordenadora da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB) desde 1995 e secretária técnica do Livro Genealógico, por nomeação da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, em 2006, sendo que esta associação é de âmbito nacional, com trabalho desenvolvido em todo o território.
Nesta associação foi responsável por dirigir e coordenar as principais acções de valorização da raça bísara, pela elaboração de diversas candidaturas a programas comunitários, por vários processos de licenciamento industrial, na área das agroindústrias, pela execução de acções de formação profissional e pela elaboração dos cadernos de especificação do fumeiro de Vinhais e da carne de bísaro transmontano DOP.
Entre 2011 a 2014, foi representante da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), no grupo de peritos da DGAGRI, no comité consultivo da carne de suíno e no COPA-COGECA – Bruxelas.
Desde 2005 que pertence aos órgãos sociais da Federação de Raças Autóctones (FERA), como vice-presidente.
Entre 1996 e 2009 fez parte do Conselho de administração da Turimonesinho, EM, Empresa Municipal de Promoção Turística de Vinhais.
Entre 1997 e 1999 foi docente do Instituto Politécnico de Bragança, contratada ao abrigo do PRODEP. Entre 1993 e 1995 foi coordenadora técnica e comercial na área de Trás-os-Montes da empresa Fabrimar.
Frequentou vários cursos de formação profissional na área das ciências agrárias, da produção animal e da gestão ambiental e agroalimentar.
Na cerimónia tomaram ainda posse o ministro das Infra-estruturas, João Galamba; a ministra da Habitação, Marina Gonçalves; o secretário de Estado do Tesouro, Pedro Sousa Rodrigues; a secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia; o secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires; o secretário de Estado das Infra-estruturas, Francisco Frederico; e a secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues.
Agricultura e Mar