O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou ontem, 19 de Junho, durante uma entrevista dada à SIC Notícias, a formação de 20 novas equipas de sapadores florestais e o reequipamento de outras 44.
“Não foram criadas praticamente equipas [de sapadores florestais] nos últimos anos. Este ano, criaremos 64 equipas, 20 novas que serão formalizadas dentro de poucos dias e 44 no Outono, para reequipar aquelas que foram equipadas por mim há 15 anos”, afirmou o ministro.
Equipas obsoletas
Na opinião do ministro, estas equipas criadas quando teve a pasta da tutela, entre 1998 e 2002, “têm viaturas a cair de podre porque nunca mais houve um esforço de reinvestimento”. “Não só criei as primeiras 100 equipas há quase 15 anos, como cheguei, anos depois, e vi que elas estavam praticamente obsoletas”, salientou.
Capoulas Santos elencou também que “17 anos depois, existem 240” destas equipas, o que constitui “metade do que estava previsto para a legislatura seguinte”.
Luís Capoulas Santos foi secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, de 1995 a 1998, e ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas entre 1998 e 2002.
Agricultura e Mar Actual