Início / Agricultura / Capolib avança para a certificação em bem-estar animal da Carne Barrosã

Capolib avança para a certificação em bem-estar animal da Carne Barrosã

A Capolib — Cooperativa Agro Rural de Boticas, na prossecução da “melhoria continua das condições de produção e da obtenção de produtos agroalimentares de excelência”, encetou, em 2022, a certificação da Carne Barrosã em bem-estar animal, Welfair Certification.

Este processo, que envolve o Agrupamento de Produtores de Carne Barrosã, a entidade certificadora Certis – Controlo e Certificação e os produtores de Carne Barrosã, “pressupõe visitas regulares às explorações para a avaliação das condições de produção, nas mais diversas vertentes dos quatro princípios elementares – boa alimentação, boa estabulação, boa saúde e comportamento adequado”, explica uma nota de imprensa da autarquia de Boticas.

O bem-estar animal “é um atributo fundamental no conceito de uma alimentação de qualidade e um factor com cada vez mais importância para os consumidores, que esperam que produtos derivados dos animais, em especial os alimentares, sejam produzidos com o máximo de respeito por estes princípios”, adianta a mesma nota.

E frisa que “a avaliação é essencial para determinar o modo adequado como os animais são criados e mantidos, favorecendo e preservando o seu bem-estar e as práticas produtivas de excelência”.

“Os sistemas produtivos praticados no maneio dos animais da raça barrosã sempre privilegiaram o seu conforto e bem-estar, sendo por isso um processo simples e fácil de implementar, carecendo muito mais da sua validação do que propriamente da necessidade de alterar práticas, sistemas de maneio ou grandes investimentos”, realça a Câmara de Boticas.

A Capolib “está convicta que com mais esta certificação e distinção é possível salvaguardar e melhorar as condições de produção, vivência dos animais e, sobretudo, reforço da qualidade da Carne Barrosã, num mercado cada vez mais exigente”, diz a mesma nota.

Desta forma “é possível ir ao encontro das preferências dos consumidores, oferecendo um produto seguro, saudável, sustentável, de elevado valor nutricional e organolético, com uma pegada ecológica favorável e respeitador das boas práticas de produção relacionadas com o bem-estar animal”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.