Início / Agricultura / CAP tem curso “Conduzir e operar com o tractor em segurança” gratuito. Formação é obrigatória

CAP tem curso “Conduzir e operar com o tractor em segurança” gratuito. Formação é obrigatória

A partir de 1 de Agosto de 2022, os titulares das cartas de condução das categorias B, C e D que pretendam ficar habilitados a conduzir os veículos agrícolas do tipo ii e iii (tractores agrícolas ou florestais) têm de comprovar a realização, com aproveitamento, da acção de formação COTS ou da equivalente Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD).

Se ainda não tem esta formação e pretende continuar a conduzir tractores agrícolas ou florestais, saiba que a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal tem disponível o Curso Conduzir e Operar com o Tractor em Segurança (COTS).

Esta acção de formação de 50 horas, financiada por fundos comunitários, é gratuita e está disponível através do Pólo de Formação Tejo, no Centro de Formação da Guarda e no Pólo de Formação Norte da Confederação dos Agricultores de Portugal. 

Explica a CAP que “Portugal apresenta um dos maiores níveis de sinistralidade com veículos agrícolas. Por envolverem riscos específicos para os operadores, a condução e operação deste tipo de máquina e equipamento deve ser efectuada por trabalhadores devidamente habilitados para esse efeito”.

Este curso complementará os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a condução e operação de tractores em segurança, tendo em vista a melhoria do seu desempenho na via pública e na exploração, bem como a redução da sinistralidade.

O curso tem como destinatários os agricultores, operadores e trabalhadores agrícolas.

Objectivos

Esta acção de formação deverá permitir aos formandos identificar as principais causas dos acidentes com tractores em Portugal, identificar as principais disposições do código da estrada para a condução segura de veículos agrícolas na via pública e para operar na exploração, bem como disposições do código do trabalho e identificar os princípios a ter em conta para realizar uma condução segura na via pública e operar na exploração, bem como do cumprimento do código do trabalho.

Outros dos objectivos do curso passam por identificar as aptidões e o comportamento que o condutor de tractor deve ter quando conduz na via pública e na exploração; identificar os cuidados de segurança a ter na preparação e condução do tractor; identificar o equipamento de segurança e de protecção que o tractor deve ter; e identificar o equipamento de protecção individual de um operador de tractor.

Outros temas são: conduzir o tractor com segurança na via pública e na exploração; conduzir o tractor com uma máquina montada/rebocada em segurança na exploração agrícola; e operar em segurança com a TDF (tomada de força) e um veio telescópio de cardans.

Mais informações e inscrições aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

11 comentários

  1. Como me posso inscrever quais as datas e horas da formação

  2. Boas queria inscrever-me mas nao consigo aceder ao link

  3. Bom dia, pergunto se existe essa formação na zona do Algarve?
    Obrigado

  4. Olá eu gostaria de saber como posso obter a formação

  5. Bom dia,

    É pena que a formação obrigatória seja disponibilizada de forma gratuita apenas em 3 locais:
    – Polo de Formação Tejo, Santarém
    – Centro de Formação da Guarda, Guarda
    – Polo de Formação Norte, Vila Real

    Está disponível noutros locais a preços (+/- 200€) exagerados dado o carácter educacional que se pretende com a mesma.
    Tendo essa formação apoios diversos (comunitários ou estatal), não entendo a racionalidade do valor pedido.

  6. Boa tarde, gostaria de saber se a formação no pólo CAP de Aldeia Viçosa será em horário laboral ou pós-laboral..
    Qual o cronograma da formação?..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.