Início / Agricultura / CAP publica Manual de Biossegurança na Pecuária Extensiva

CAP publica Manual de Biossegurança na Pecuária Extensiva

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal acaba de publicar e disponibilizar online o Manual de Biossegurança em Sistemas Pecuários Extensivos. Esta ferramenta de trabalho e consulta foi validada pela DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

O Manual tem como principais destinatários os produtores de animais nos regimes extensivos e como objectivo funcionar como auxiliar na prevenção da introdução, propagação e persistência de doenças que possam afectar as explorações e os produtos destinados ao consumo humano, explica a Confederação.

Com foco na divulgação de informação, o Manual descreve as regras gerais e as medidas mínimas de biossegurança, incluindo aspectos físicos e de gestão, destinadas às explorações em regime extensivo de equídeos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves.

As medidas apresentadas devem ser adaptadas a cada tipo de estabelecimento, de acordo com as suas características, pelo que a consulta deste Manual não substitui a consulta de outras fontes para a elaboração de um plano de biossegurança, acrescenta a CAP.

Organizado em 8 capítulos, destacam-se as páginas dedicadas à legislação nacional e comunitária em vigor, aos princípios da biossegurança, à transmissão directa e indirecta de doenças e as medidas de biossegurança adequadas a cada situação, bem como as principais medidas de protecção física e as medidas de gestão. O Manual termina com uma check-list de verificação dos principais aspectos de biossegurança, indicadas para proceder à monitorização das medidas implementadas nas explorações.

Pode descarregar o Manual de Biossegurança em Sistemas Pecuários Extensivos aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.