Início / Agenda / CAP promove 10 seminários durante a Feira Nacional de Agricultura em Santarém

CAP promove 10 seminários durante a Feira Nacional de Agricultura em Santarém

A 54ª Feira Nacional de Agricultura/64ª Feira do Ribatejo decorre em Santarém, entre os dias 10 e 18 de Junho de 2017, e tem como tema “Cereais de Portugal”. A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal vai estar presente e promove ao longo do certame um conjunto de dez seminários dedicados a várias temáticas relativas à agricultura nacional e internacional.

O primeiro, no dia 12 de Junho, intitula-se “Agricultura Mediterrânica na PAC Pós 2020” e arranca pelas 10 horas, no Auditório da Feira. Explica a organização que a produção agrícola varia consideravelmente em toda a região mediterrânica, na qual nos inserimos. Nesta zona do globo, a diversidade é um denominador comum, contribuindo para o crescimento e a criação de emprego, prioridade política fundamental na União Europeia. Os principais sectores de produção mediterrânicos requerem uma mão-de-obra intensiva como, por exemplo, o sector das frutas e hortícolas, o qual emprega mais de 20% da mão-de-obra agrícola total.

Por isso, a CAP considera que a “agricultura mediterrânica tem algumas características especiais que devem ser tidas em conta no âmbito de um debate mais amplo sobre a futura PAC”, tais como a sua grande contribuição para a força de trabalho” e o facto de ser um sector agro-alimentar que “gere um valor acrescentado significativo (20% do valor acrescentado), e a grande diversidade de produtos – a região possui a maioria das indicações geográficas da UE.

Importância dos países do Sul

Esta conferência internacional, que tem como moderador o ex-secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, vai debater a importância dos países do Sul da Europa na nova PAC, e conta com intervenções dos presidentes das principais organizações de agricultores desta região, assim como da organização de cúpula da agricultura Europeia, o Copa. O evento conta ainda com a contribuição da Comissão Europeia sobre o futuro da PAC, e inclui um debate sobre a proibição de alguns produtos fitofarmacêuticos e o seu impacto nas culturas do Sul da Europa.

Pode consultar aqui o programa completo. Inscrições gratuitas aqui.

Pode consultar o programa de todos os seminários aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Investigadores do Politécnico de Leiria estudam produção sustentável de papaias em aquaponia

Partilhar              Um grupo de investigadores do pólo de investigação do LSRE-LCM no Instituto Politécnico de Leiria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.