Início / Agricultura / CAP: PEPAC “não é mais do que o somatório de documentos repescados”. É “desolador”

CAP: PEPAC “não é mais do que o somatório de documentos repescados”. É “desolador”

A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal considera que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), apresentado a 30 de Dezembro de 2021 em Bruxelas pelo Governo, não é mais do que “o somatório de documentos repescados do passado e sem qualquer novidade estratégica”.

De acordo como Luís Mira, secretário-geral da Confederação, o cenário nesta matéria é “desolador e não corresponde às necessidades da agricultura portuguesa, até porque os agricultores não foram devidamente auscultados relativamente a esta questão”.

As declarações surgem em comunicado após a CAP ter reunido hoje, 27 de Janeiro, o Conselho Consultivo da Região de Trás-os-Montes e ter efectuado com os dirigentes associativos transmontanos uma análise do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

O encontro realizado no Auditório da Casa da Cultura, contou com o acolhimento por parte do presidente da Câmara Municipal de Vimioso, que classificou o sector agrícola como “determinante em período de pandemia” e como “absolutamente fundamental para o País”.

Actividades para 2022

A CAP partilhou ainda com os dirigentes associativos de Trás-os-Montes, um programa de actividades para 2022 que procura retomar um conjunto de acções cujo desenvolvimento foi condicionado pela pandemia, assim como promover o conhecimento do sector agrícola por parte da população, particularmente pelos jovens.

Em 2022, a CAP deverá retomar iniciativas como “O Melhor de Portugal em Bruxelas”, a promoção de vinhos em mercados externos, neste caso, na Rússia, na Ucrânia, no Cazaquistão e em Israel, para além da promoção do azeite em Taiwan e no Japão. Em conjunto com a sua congénere espanhola Asaja, a Confederação irá promover o Congresso Ibérico de Agricultura, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, para além do Farming Biodiversity Summit, em Salamanca.

No sentido de esclarecer a população mais jovem sobre a realidade da agricultura portuguesa actual, a CAP irá desenvolver ao longo do ano o projecto PAC4ALL, iniciativa financiada pela Comissão Europeia e comparticipada pela Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo como missão formar e informar a população portuguesa sobre os objectivos e vantagens da Política Agrícola Comum.

Esta acção é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e respectivos professores, através de uma abordagem simples, didáctica e de fácil compreensão, focada nos objectivos da PAC mais relevantes para as crianças. Já perto do final do ano, em Novembro, destaca-se a realização do Conselho de Presidentes da CAP, em Tomar, coincidindo com o aniversário da Confederação.

Conselhos Consultivos Regionais

Esta série de Conselhos Consultivos Regionais conta com a presença do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, e do secretário-geral da Confederação, Luís Mira, incluindo este ano a participação virtual de todo o departamento técnico da Confederação.

A ronda de encontros regionais iniciou-se no dia 10 de Janeiro, em Elvas, com o Conselho Consultivo do Alto Alentejo, prosseguiu no dia 13 de Janeiro, com o Conselho Consultivo Regional do Baixo Alentejo e Algarve, em Mértola, continuou no dia 14 de Janeiro, com o Conselho Consultivo do Oeste, no Sobral de Monte Agraço, prosseguiu no dia 17, no Conselho Consultivo do Ribatejo e, posteriormente, no dia 26, na Póvoa do Varzim, no Conselho Consultivo do Entre Douro e Minho, e deverá concluir-se no dia 28, em Almeida, com o Conselho Consultivo do Centro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

ASAE doa 400 quilos de carne apreendidos em entreposto frigorífico ao Jardim Zoológico da Maia 

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica acaba de doar ao Jardim Zoológico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.