Início / Agenda / CAP leva vinhos portugueses a Tóquio, Seul e Singapura

CAP leva vinhos portugueses a Tóquio, Seul e Singapura

O continente asiático assume o protagonismo na ambiciosa estratégia de promoção internacional dos vinhos portugueses que a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal firmou para 2023. Japão, Coreia do Sul e Singapura são os mercados asiáticos que compõem o primeiro tour organizado pela CAP à Ásia este ano, e que arrancou esta quarta-feira no país nipónico com a presença de 12 empresas nacionais na feira Wine&Gourmet, promovida pela ProWein, em Tóquio: Barcos Wines I Adega Ponte da Barca; Casa Ermelinda Freitas; Casa Relvas; Casa Santos Lima; Caves Campelo; Herdade do Rocim; Herdade Paço do Conde; João Portugal Ramos; Manuel Costa e Filhos; Parras Wines; Quinta de São Sebastião; e Santos & Seixo Wine.

De acordo com a CAP, o Japão, com 32 milhões de consumidores de vinho (numa população total de 126 milhões), é um mercado com características muito interessantes para os vinhos em geral – e em particular para os portugueses. Actualmente, é o primeiro mercado asiático em valor de vinhos importados e o segundo em volume, demonstrando o elevado potencial não só na dimensão do mercado, mas também no que diz respeito aos vinhos de valor acrescentado. Segundo dados da Wine&Gourmet, só a região da Grande Tóquio conta mais de 37 milhões de consumidores e lidera a nível mundial com um PIB superior a 1,61 triliões de dólares.

Na inauguração da feira, a comitiva portuguesa contou com a presença do Embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno.

Segundo Luís Mira, secretário-geral da CAP, “este é um mercado exigente em que os importadores e as autoridades têm uma cultura organizacional e profissional muito particular, superior à que estamos habituados em Portugal e noutros mercados de exportação. Se isso, por um lado, constituiu uma dificuldade para a concretização do negócio, por outro lado, a médio longo prazo, acaba por ser um factor positivo devido à estabilidade que este tipo de cultura proporciona nos negócios”.

Este primeiro tour pelo continente asiático prevê ainda Provas, Master Classes e Jantar vínico em Seul, Coreia do Sul, e em Singapura, nos dias 18, 19 e 20 de Abril.

Índia, Vietname e Taiwan farão parte do segundo périplo dos vinhos portugueses pela Ásia em 2023, que decorrerá no último trimestre do ano. Já em 2022, e após um interregno de dois anos motivado pela pandemia, a CAP regressou à promoção dos vinhos nacionais, tendo visitado o continente asiático (nomeadamente Índia, Singapura e Vietname) na prospecção de novas geografias para exportação.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.