Início / Agenda / CAP debate Mercado Voluntário de Carbono para o sector agrícola em webinar gratuito

CAP debate Mercado Voluntário de Carbono para o sector agrícola em webinar gratuito

A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza o webinar gratuito “Mercado Voluntário de Carbono em Portugal: perspectivas para o sector agrícola”, no próximo dia 15 de Março, a partir das 10 horas. Promete-se um debate sobre a proposta da Comissão Europeia para a certificação de remoções de carbono na União Europeia, que vai estabelecer o mercado voluntário de carbono em Portugal, e se encontra em consulta pública.

Em breve, Portugal vai instituir um mercado voluntário de carbono que permitirá certificar projectos, em território português, que contribuam para a redução das emissões de gases com efeito estufa e para o sequestro de carbono. Alinhado com a proposta da Comissão Europeia para a certificação de remoções de carbono na UE, o diploma legal que vai estabelecer o mercado voluntário de carbono em Portugal encontra-se em consulta pública, explica a CAP.

E adianta que, pelo lado da procura, as entidades interessadas em compensar as suas emissões de carbono vão poder investir em “créditos de carbono” e, assim, compensar as suas próprias emissões, ou contribuir a favor da acção climática.

Pelo lado da oferta, o mercado voluntário de carbono em Portugal pode constituir uma oportunidade para os proprietários florestais e agroflorestais implementarem projectos de sequestro de carbono, com vista ao reconhecimento dos créditos de carbono e à sua transacção, frisa a Confederação.

Programa:

  • Mercados de carbono: características, oportunidades e desafios, Paulo Canaveira, IST
  • Enquadramento jurídico dos mercados voluntários de carbono e a evolução esperada, Assunção Cristas, VdA
  • Perspectiva do sector agro-florestal, Frederico Barreira, Grupo JPBarreira e Tiago Malhou da Costa, NOGAM

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui. Após a inscrição, irá receber um e-mail de confirmação contendo informações sobre o modo de participar on-line.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Inspectores de navios de São Tomé e Príncipe treinam na DGRM

Partilhar               A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que esta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.