O Município de Cantanhede assinalou segunda-feira, 21 de Março, o Dia Internacional das Florestas, com a plantação de espécies autóctones e uma acção de sensibilização junto da comunidade escolar.
Estas acções decorreram no âmbito do projecto Semana da Floresta, levado a cabo pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, e cujo programa inclui acções de sensibilização sobre diversas temáticas ligadas à floresta, uma exposição e sessões de reflorestação.
O programa teve início esta segunda-feira, 21 de Março, com uma plantação simbólica de pinheiros-mansos pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, e pelo vereador Adérito Machado, junto à rotunda da Pedra, na zona industrial de Cantanhede, e prosseguiu da parte da tarde com uma acção de sensibilização na EB1 de Ançã sobre espécies autóctones.
Em paralelo, foi inaugurada a exposição “Viver a Floresta”, no edifício dos Paços do Concelho, onde permanecerá até dia 25 de Março. Esta mostra pretende contribuir para o aumento do conhecimento sobre as florestas, no sentido de uma prevenção eficaz, da salvaguarda do património florestal e da defesa de pessoas e bens, explica uma nota de imprensa da autarquia.
“Após dois anos de ausência, por razões sanitárias, é com enorme satisfação que vejo as escolas directamente envolvidas nas iniciativas meritórias do Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, a propósito da Semana da Floresta. É na população jovem que temos que despertar a consciência colectiva para a importância dos valores da conservação da natureza e da biodiversidade, motivar os cidadãos para a adopção de comportamentos em harmonia com o meio ambiente”, destaca a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
A Semana da Floresta do Município de Cantanhede decorre até 6 de Abril, abrangendo um universo de quase 350 alunos dos diversos graus de ensino, com acções pedagógicas em estabelecimentos de ensino de diversas freguesias.
Agricultura e Mar