Uma delegação de eurodeputados do grupo parlamentar Patriotas pela Europa, no qual participou António Tânger Corrêa, do partido Chega, esteve esta quarta-feira, 28 de Maio, em Cantanhede, no âmbito de uma visita de conhecimento ao sector das pescas em Portugal.
No concelho de Cantanhede, os eurodeputados foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho pelo vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, e seguiram para a Praia da Tocha, onde, no Centro Interpretativo de Arte Xávega, tiveram oportunidade de conhecer o processo desta pesca artesanal, refere uma nota de imprensa da autarquia.
Na recepção de boas-vindas, Pedro Cardoso sublinhou a “importância do sector das pescas para a economia nacional e a necessidade da implementação de medidas que protejam e defendam os interesses de quem trabalha no sector”, tendo destacado ainda “o valor da pesca tradicional como complemento do rendimento de quem se dedica a essa actividade e também a sua relevância para a atractividade turística, como acontece na Praia da Tocha e um pouco por toda a costa portuguesa”.
Sobre a arte xávega, o vice-presidente da autarquia cantanhedense deu conta do trabalho de preservação e promoção desta actividade ancestral, que já resultou, de resto, no reconhecimento da União Europeia.
“A Arte Xávega um dos últimos exemplos de pesca artesanal e sustentável na União Europeia e foi distinguida com o prestigiado galardão dos Prémios Europa Nostra 2023, na categoria Investigação”, deu conta, enfatizando a importância de “resgatar do esquecimento todas as tradições, usos, costumes, memórias e identidade que estão associadas à Arte Xávega, que tatuou estes territórios e as comunidades piscatórias”.
Ainda antes de ser exibido um vídeo promocional do concelho, Pedro Cardoso destacou outros atributos de Cantanhede, quer na área do conhecimento, com o Biocant Park, no desenvolvimento económico, com o pujante crescimento das quatro zonas industriais, ou âmbito da sustentabilidade ambiental, com a criação de comunidades energéticas verdes.
O eurodeputado português António Tânger Corrêa elogiou a visão do Município de Cantanhede para o sector das pescas, assim como na vitivinicultura – actividade de grande expressão no concelho – deixando claro que está “perfeitamente sintonizado” com as políticas municipais em curso nestas áreas.
“Independentemente dos partidos, dialogamos com todos para concretizar políticas que ajudem a dinamizar estas importantes áreas da economia, do qual dependem muitas pessoas”, referiu Tânger Corrêa.
Já no Centro Interpretativo de Arte Xávega, foi exibido um filme sobre esta tradicional actividade piscatória, seguindo-se testemunhos de quem ainda a pratica.
Nesta visita a Portugal, os deputados ao Parlamento Europeu visitaram ainda as cidades de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Lagos, Sagres e Faro.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
