Início / Lazer / Desporto / Canoagem: Câmara de Viana do Castelo apoia Antoine Launay nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Canoagem: Câmara de Viana do Castelo apoia Antoine Launay nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um protocolo desportivo com a Federação Portuguesa de Canoagem e o Darque Kayak Clube (DKC) para apoiar a participação do atleta Antoine Launay nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O protocolo foi firmado tendo em conta que Launay, atleta do Darque Kayak Clube há seis anos, irá competir em Tóquio em representação da Equipa Nacional, sob orientação do Comité Olímpico de Portugal e da Federação Portuguesa de Canoagem.

No documento pode ler-se que “a sua presença e prestação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 irão certamente elevar o nome de Portugal e de Viana do Castelo, pelo que se entende esta participação como um item de grande foco por parte deste Município”.

O canoísta Antoine Manuel Quintal Launay garantiu, em Setembro de 2019, vaga na prova de K1 de slalom em Tóquio 2020, num dia em que foi sétimo nos mundiais de Espanha.

“Um produto do projecto Centro de Mar”

Na cerimónia de assinatura do documento, o presidente da Câmara, José Maria Costa, referiu que o Município está a trabalhar “para dar as melhores condições ao atleta”. Já o Presidente do DKC, Américo Castro, indicou que Launay “é um produto do projecto Centro de Mar”, promovido pela autarquia, “e das condições de excelência que o Centro de Canoagem oferece”.

O protocolo indica que a obtenção de resultados desportivos de excelência implica o desenvolvimento de planos de trabalho/treino específicos, com a mobilização de recursos acrescidos, que os clubes, por si só, não conseguem mobilizar.

Aos municípios, entre muitas outras competências, está cometido o apoio ao desenvolvimento da actividade desportiva. No quadro dos apoios que disponibiliza anualmente aos clubes e associações desportivas que desenvolvem regularmente actividade desportiva, o Município procura apoiar de forma concreta o desenvolvimento da actividade desportiva regular nas suas múltiplas vertentes, incluindo a do treino e competição.

A participação de atletas e os seus resultados em competições de topo internacional, nomeadamente em Jogos Olímpicos, é reconhecido como um importante factor de impacto na promoção do desporto e na generalização da actividade física.

Apoio de 25 mil euros

É entendimento do Município e da Federação Portuguesa de Canoagem proporcionar ao atleta todas as condições para poder preparar a sua presença em Tóquio 2020, nomeadamente através do financiamento das suas actividades de preparação no Japão ao longo do primeiro semestre de 2020.

Assim, o Município obriga-se a apoiar este programa com uma dotação de 25 mil euros, para comparticipação nas despesas correspondentes ao programa de preparação olímpica do atleta Antoine Launay, em especial das viagens para os campos de treino no Japão.

Já a Federação Portuguesa de Canoagem obriga-se a assegurar que as verbas atribuídas pelo Município são efectivamente utilizadas com despesas directas do atleta e equipa técnica no âmbito da sua preparação para Tóquio 2020. A FPC será ainda responsável pela definição e acompanhamento do plano de preparação do atleta.

O DKC obriga-se a assegurar a inscrição e participação do Antoine Manuel Launay no Campeonato Nacional de Slalom, assim como nas provas internacionais que a Federação Portuguesa de Canoagem considerar que é necessária a inscrição através do clube vianense.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith abre novo Customer Innovation Hub em Madrid

Partilhar              A DS Smith Packaging Ibéria escolheu a cidade de Madrid para instalar o seu primeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.