CannValue desenvolve novos processos de extracção de cannabis medicinal

O projecto CannValue, liderado pela Portocanna, empresa especialista no sector da cannabis medicinal em parceria com o ISQ, a Universidade de Aveiro e o IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tem como objectivo a investigação e o desenvolvimento de novos processos de extracção de cannabis medicinal mais eficientes e sustentáveis. O objectivo é obter cinco produtos inovadores em 36 meses.

O projecto, financiado pelo Portugal 2030, permitirá a diversificação e introdução de diferentes produtos inovadores num mercado altamente regulamentado e restringido que exige padrões elevados de qualidade e segurança, refere uma nota de imprensa do ISQ.

Cristina Ascenço

Prevê ainda a valorização de biomassa remanescente do processo produtivo, com o objectivo de estabelecer novas saídas comerciais para a mesma, numa óptica de economia circular.

“O ISQ contribuirá com as suas valências técnico-científicas nas áreas de ensaios de estabilidade, segurança de produto, avaliação de sustentabilidade e avaliação de ciclo de vida dos novos produtos”, explica Cristina Ascenço, gestora de programas de I&Di no ISQ.

O projecto CannValue representa assim “um caminho claro e estruturado para alcançar resultados de inovação tangíveis e mensuráveis e uma oportunidade única para avançar na fronteira do conhecimento e inovação na indústria da canábis medicinal, com uma abordagem focada na optimização de processos e na valorização integral da biomassa, prometendo aumentar a eficiência e a qualidade dos produtos ao mesmo tempo que se alinha com os princípios de desenvolvimento sustentável”, acrescenta a mesma nota.

ISQ na cannabis medicinal

A Bluestabil, uma empresa do Grupo ISQ, tem-se destacado como um parceiro especializado e único em Portugal para a armazenagem em condições climáticas ICH de cannabis medicinal. A empresa tem a autorização do Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, para armazenar Cannabis medicinal nas suas câmaras de estabilidade, consolidando a sua posição como referência na área, realça a mesma nota.

“Com essa autorização, a Bluestabil oferece aos produtores e investigadores de cannabis medicinal um espaço seguro e regulamentado, apto a garantir a qualidade e a estabilidade dos produtos ao longo de toda a sua vida útil.
Este apoio especializado da Bluestabil permite que empresas e instituições de investigação no sector de canábis medicinal beneficiem de um parceiro com a competência necessária para apoiar o desenvolvimento e a investigação de novos produtos”, adianta.

Por outro lado, “ao confiar a armazenagem dos seus produtos a um parceiro especializado, os clientes podem garantir que os seus estudos de estabilidade sejam realizados em condições ideais, com o máximo de segurança e conformidade legal”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.