Início / Agenda / Candidaturas ao Prémio Sabor & Qualidade Frutos podem ser feitas até 20 de Agosto

Candidaturas ao Prémio Sabor & Qualidade Frutos podem ser feitas até 20 de Agosto

A Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha (Frutos 2016), promovida pela Câmara Municipal, terá lugar entre os dias 19 e 28 de Agosto. O evento conta com o Prémio Sabor & Qualidade Frutos, ao qual os produtores podem apresentar a sua candidatura até às 17h00 do dia 20.

O prémio Frutos apresenta as seguintes categorias: Produto Sabor & Qualidade e Produto Inovação.

Todas as candidaturas devem ser submetidas, em formato digital ou presencialmente, através do preenchimento do formulário de candidatura disponível no site da feira Frutos em www.feiradosfrutos.pt ou pela entrega do formulário preenchido no secretariado da Feira Frutos, no Parque Dom Carlos I em Caldas da Rainha.

Os trabalhos concorrentes devem ser realizados total ou parcialmente em Portugal e iniciados no máximo nos últimos três anos completos anteriores ao ano em que estão a concurso (2016).Para as candidaturas ao prémio Produto Sabor & Qualidade e Produto Inovação, estes devem estar disponíveis no mercado português e/ou terem sido lançados até ao momento da sua candidatura. Podem igualmente participar produtos provenientes de Instituições de Ensino e empresas, que não estando a serem comercializados, nem que tenham previsto um período de comercialização, apresentem características inegáveis de qualidade e inovação.

Objectivos

Segundo a organização, o prémio Frutos é um “agente potenciador e mobilizador da inovação no sector agro-alimentar. Unindo áreas complementares, como a saúde e bem-estar, a educação, a tecnologia, investigação e desenvolvimento de novos produtos, o empreendedorismo e a valorização da produção nacional”.

O prémio Frutos apresenta como objectivos, reconhecer a criação de novos produtos na indústria agro-alimentar, como motor de crescimento económico, criação de emprego e valorização da produção nacional, assim como ser motor de dinâmicas de empreendedorismo e renovação do tecido empresarial, aumentando deste modo a sua competitividade nacional e internacionalmente.

Entre outros, o prémio pretende ainda ser factor de enfoque na importância de um estilo de vida saudável e consumo de produtos que promovam a saúde, tendo apoio nas ciências da nutrição e da alimentação para a criação de novos produtos alimentares. Por outro lado, o Prémio Sabor & Qualidade Frutos quer distinguir técnicas de produção, conservação, transformação e comercialização que sejam inovadoras e que de algum modo acrescentem características diferenciadores ao produto, quer em termos de qualidade e segurança alimentar. Quer em termos de qualidades nutritivas e sensoriais para o consumidor.

Quem se pode candidatar

Podem apresentar-se a candidatura ao prémio Frutos todas as pessoas singulares e colectivas, nomeadamente:

– Associações sectoriais;

– Empresas;

– Cidadãos em nome individual;

– Organizações não-governamentais;

– Profissionais em nome individual;

– Instituições de ensino;

– Outras propostas que os promotores do presente prémio vejam como relevante a participação.

A candidatura ao prémio Frutos é gratuita para os expositores da FNH – Frutos, que apresentem a respectiva credencial de expositor. Cada expositor tem direito a uma candidatura gratuita, sendo que acresce um preço de 25,00€ por cada candidatura extra. Aos não expositores, a candidatura tem um preço de 25,00€. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor à data da inscrição.

A Feira

A “Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha” (Frutos 2016), promovida pela Câmara Municipal, regressa ao Parque D. Carlos I entre 19 e 28 de Agosto. O evento, que foi durante os anos 70, 80 e 90 um dos mais importantes da área a nível nacional, será uma representativa montra do que melhor se faz no sector da hortofruticultra em Portugal e terá um conjunto de actividades a decorrer simultaneamente, como showcookings de chefs conceituados, exposições, workshops, visitas acompanhadas a pomares, concertos, entre outras. O prémio “Sabor & Qualidade Frutos” será a grande novidade desta edição.

“A 28ª edição da Feira dos Frutos será o evento central deste verão no Oeste, a nível gastronómico, cultural e, acima de tudo, frutícola, num evento que tem tradição e história e que envolve toda a cidade.  A Frutos 2016 pretende destacar o trabalho que está a ser desenvolvido na hortofruticultura nacional em matéria de tecnologia, modernização e rentabilização das fileiras mais importantes do sector primário”, salienta o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira.

Na Frutos 2016 estarão presentes mais de 120 expositores ligados à produção, maquinaria, indústria, serviços, artesanato, cerâmica, vinhos do Oeste, produtos de fumeiro e charcutaria tradicional portuguesa, restaurantes e bares. Haverá ainda um consultório técnico, onde os produtores se poderão aconselhar com profissionais da área sobre várias questões do sector. As sessões temáticas relativas à vertente técnica também fazem parte do programa, onde temas como “Portugal Sou Eu e Rotulagem”, “Produtos DOP”, “Inspecção de pulverizadores”, entre outros, serão debatidos.  A feira é um projecto em constante renovação, que no passado se mostrou muito eficaz no que diz respeito aos resultados alcançados em matéria de criação de riqueza, postos de trabalho, investigação e desenvolvimento e que se pretende agora retomar com maior dinamismo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da Confagri: “é urgente que Governo diga se vai revogar passagem das DRAP para as CCDR”

Partilhar              O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, já esteve reunido …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.