Candidaturas ao Pedido Único até 14 de Junho. Confagri considera alargamento do prazo insuficiente

O secretário-geral da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Nuno Serra, considera que o prazo para apresentação de candidaturas ao Pedido Único até 14 de Junho “é insuficiente”, alertando, novamente, para “a necessidade de simplificação de todo o processo”.

Como tal, a Confagri, apresentou ao Ministério da Agricultura “um conjunto de propostas que visam desburocratizar este processo, de forma a inverter o insucesso da campanha passada que resultou num dos números mais baixo de sempre de agricultores com acesso ao Pedido Único”, refere um comunicado de imprensa da Confederação.

“Sendo inadmissível continuar a lesar os agricultores portugueses devido a burocracias, a Confagri apela a um alargamento do prazo de candidaturas e, igualmente, que o Ministério da Agricultura assegure o pagamento atempado dos adiantamentos dos apoios e proceda, urgentemente, à resolução de problemas associados às candidaturas de 2023”, realça o mesmo comunicado.

Relembre-se que, a  24 de Maio, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, decidiu a prorrogação do prazo de candidaturas ao Pedido Único 2024, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), até dia 14 de Junho, garantindo que tal “não compromete as datas de pagamento”.

“Para darmos previsibilidade aos agricultores, para que eles possam utilizar estas novas regras de simplificação, vamos alargar o Pedido Único até 14 de Junho do corrente ano, sem alterarmos o calendário previsto”, disse José Manuel Fernandes.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.