Início / Agenda / Candidaturas a apoios à destilação de vinho em situação de crise abertas até 30 de Julho

Candidaturas a apoios à destilação de vinho em situação de crise abertas até 30 de Julho

O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) informa que o prazo para a submissão de candidaturas da medida Destilação de Crise foi prorrogado até ao dia 30 de Julho de 2021. Nas candidaturas, podem agora ser considerados os contratos dos agentes económicos que até ao dia 30 de Junho, apresentem o pedido de certificação junto da Entidade Certificadora.

Os contratos nestas condições ficam condicionados à decisão da respectiva Entidade Certificadora sobre a certificação, que não poderá ser posterior a 6 de Agosto de 2021.

Este regime de apoio visa a produção de álcool destinado a fins industriais, ou para fins energéticos, e que tenha sido desnaturado, de modo a impedir a sua utilização como álcool de boca, bem como o álcool destinado a produtos de desinfecção ou fármacos, para o qual não é exigida desnaturação.

O regime de apoio é aplicável exclusivamente à destilação de vinhos com denominação de origem (DO) ou indicação geográfica (IG), excluindo-se a categoria de vinhos licorosos.

Relembre-se que o Ministério da Agricultura abriu as candidaturas à Destilação de Crise para 2021, com o objectivo de apoiar a destilação de vinho DO e IG, para a produção de álcool destinado exclusivamente a fins industriais (incluindo produtos de desinfecção ou fármacos) ou para fins energéticos.

Com uma dotação de 10 milhões de euros, esta medida vem juntar-se às medidas de crise que o Ministério tem lançado, desde 2020, para ajudar o sector do vinho a minimizar as consequências da pandemia. “É determinante que se mantenha a valorização dos produtos vitivinícolas, nomeadamente do vinho – que tem tido uma dinâmica notável nas exportações – o que requer que sejam mobilizados instrumentos para sustentar o incremento de valor na fileira e minimizar o impacto da crise no valor das uvas”, refere uma nota de imprensa do Gabinete da Ministra da Agricultura.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.