Início / Agricultura / Campanha de pêra rocha arranca a 17 de Agosto com a ministra da Agricultura

Campanha de pêra rocha arranca a 17 de Agosto com a ministra da Agricultura

A abertura oficial da campanha de pêra rocha está marcada para dia 17 de Agosto, na Quinta da Saúde, Cadaval. E conta com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que vai acompanhar o processo pós-colheita, na central fruteira da Coopval — Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval.

Na visita, Maria do Céu Antunes vai reunir-se com os agentes da fileira da pêra rocha.

Pêra Rocha do Oeste

A Pêra Rocha do Oeste distingue-se pela sua cor amarela ou verde clara, por vezes com uma mancha rosada do lado do sol, e pela carepa – o nome que se dá às características pintas castanhas, unidas na base – , sempre presente.

A polpa é branca, firme e rija, doce e granulosa.

O salpicado da epiderme junto ao pedúnculo, designado por carepa, é uma das marcas diferenciadoras desta variedade única de pêra. É na carepa que se acumulam os açúcares que lhe conferem a doçura tão característica. A percentagem e a concentração da carepa dependem das condições meteorológicas em cada ano.

A Pêra Rocha do Oeste foi reconhecida em 2003 como Denominação de Origem Protegida (DOP). O selo garante que a produção se faz num território específico e que todo o seu processo se rege por regras e saberes certificados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sapadores Florestais do SinFAP avançam com acção judicial contra o Estado Português

Partilhar              O SinFAP – Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Protecção Civil, avançou com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.