Início / Agricultura / Câmara de Pombal repõe pegada carbónica dos seus serviços com plantação de 140 árvores

Câmara de Pombal repõe pegada carbónica dos seus serviços com plantação de 140 árvores

A Câmara Municipal de Pombal vai repor a pegada carbónica com a plantação de 140 árvores, tendo em conta a quantidade de folhas de papel consumidas nos seus diversos serviços. Vão ser plantados freixos, amieiros, sobreiros e azinheiras.

A actividade irá decorrer durante a manhã desta sexta-feira, 19 de Março, a cargo dos próprios colaboradores da autarquia, numa área de terreno junto ao corredor ribeiro do Açude, na zona do Emporão, no centro da cidade. Na actividade estarão envolvidos cerca de três dezenas de colaboradores e os membros do Executivo Municipal.

Explica um comunicado da autarquia que “a iniciativa pretende sensibilizar para a necessidade de incutir na população a adopção de comportamentos sustentáveis que evitem o desperdício, ajudem a reduzir a pegada carbónica de cada indivíduo e a proteger o meio ambiente”.

“Esta mudança de mentalidade e consciencialização deve, em primeiro linha, partir dos próprios serviços do Município e dos seus recursos humanos para serem um exemplo de conduta para a comunidade, ao reduzir o consumo de papel e energia”, acrescenta o mesmo comunicado.

Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, realça a importância de algumas opções na desmaterialização e gestão de processos autárquicos que, para “além de uma melhoria da eficiência organizacional e simplificação de submissão de documentos por parte dos cidadãos, tem evitado deslocações aos serviços”.

Plataforma “WebGPA”

Em 36 meses de implementação da plataforma “WebGPA”, tendo em consideração as “5.199 transacções online e uma média de 10kms por cada, pode-se referir que não foram percorridos um total de 51.990 kms, representando cerca de 3,7 toneladas de emissões de CO2 que não foram lançadas para a atmosfera”.

Quanto aos Balcões de Atendimento Municipal (B@M), descentralizados em todas as 17 antigas freguesias do concelho, desde a sua implementação em 2005 foram evitadas 407.763 deslocações, evitando que tivessem sido percorridos cerca de 6 milhões de quilómetros e lançadas 18 milhões de toneladas de CO2.

A quantidade de árvores a plantar foi calculada com base na quantidade de papel gasto nos diversos serviços municipais. No ano de 2020, foram consumidas 907.639 folhas de papel, o equivalente a 108,92 árvores, resultando na produção de 11.527 kgs de CO2, o equivalente a estar uma lâmpada acesa durante 721.724,3 horas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.