Início / Apoios e Oportunidades / Câmara de Albufeira paga 1,2 milhões de euros em apoio empresarial local

Câmara de Albufeira paga 1,2 milhões de euros em apoio empresarial local

A Câmara Municipal de Albufeira informa que está concluído o pagamento das duas fases do Fundo de Apoio Empresarial, um dos instrumentos promovidos pela autarquia para apoiar a economia local em tempos de pandemia.

O Fundo implicou um investimento total de 1,182 milhões de euros divididos por duas fases. No total, foram aprovadas 591 candidaturas. Empresários em nome individual, sociedades comerciais, cooperativas e profissionais liberais foram os beneficiários.

O apoio traduziu-se na atribuição de uma verba de dois mil euros a fundo perdido, por cada uma das candidaturas aprovadas. Albufeira foi um dos municípios pioneiros na implementação deste instrumento de apoio, garante fonte institucional da autarquia.

Adianta a autarquia que está concluído o pagamento da segunda fase do Fundo de Apoio Empresarial promovido pelo Município de Albufeira. No total, foram 591 as candidaturas aceites. Com uma dotação inicial de 1 milhão de euros, o Fundo atingiu na sua primeira fase um total de 235 candidaturas aprovadas, 131 foram de Empresários em Nome Individual e 104 de sociedades comerciais, que se traduziram num apoio de 470 mil euros.

Montante esgotado na 2ª fase

Uma vez que a verba destinada ao Fundo não se esgotou na primeira fase, foi aberta uma segunda que alargou o leque de destinatários. Nesta fase o número de aprovações atingiu as 356 candidaturas, sendo 238 de Empresários em Nome Individual, 19 de profissionais liberais, 97 de sociedades comerciais e 2 de cooperativas.

Somando as duas fases de candidaturas, o valor inicialmente estipulado foi superado 182.000 euros o que levou o executivo municipal a estender a dotação orçamental de maneira a responder na íntegra a todas as solicitações em condições de aprovação. Esta medida permitiu que se atingisse um valor total de 1,182 milhões de euros.

“As medidas de contenção à propagação do Covid-19 provocaram a paragem da economia, gerando graves consequências para os empresários, sendo que muitos dos agentes económicos foram obrigados a parar as suas actividades, não conseguindo cumprir as suas obrigações” justifica o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

O autarca sublinha que “o Município de Albufeira desenvolveu um conjunto de acções de apoio a famílias e agentes económicos para responder às necessidades do tecido económico local, nomeadamente através deste Fundo, uma medida em que fomos pioneiros e em que tudo fizemos para admitir todas as candidaturas em condições de serem aprovadas, o que nos levou a estender a dotação orçamental inicialmente prevista”. E não coloca de parte a criação de uma terceira fase.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.