Início / Agricultura / BUPi já permitiu georreferenciar mais de 1,3 milhões de propriedades
Foto: Paulo Cunha/Lusa/Portal do Governo

BUPi já permitiu georreferenciar mais de 1,3 milhões de propriedades

O projecto do Balcão Único do Prédio (BUPi) já permitiu georreferenciar 1,3 milhões de propriedades nos 153 municípios nacionais que não dispõem de cadastro, disse a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, no Encontro Anual BUPi, que decorreu na Batalha.

Trata-se de uma “reforma estrutural pela qual o País aguardava há décadas” e “graças ao envolvimento e à colaboração de todos, e muito particularmente dos municípios, já ultrapassámos, ao dia de hoje, 1,3 milhões de propriedades georreferenciadas”, afirmou a ministra na abertura do encontro, segundo informação do Governo.

Até ao momento, o BUPi permitiu identificar “68% de área conhecida em termos de dominialidade, ocupação e uso”, sendo que o objectivo do Governo “é alcançar, até ao final de 2023, a marca dos 90%”.

Em parceria com as câmaras municipais, comunidades intermunicipais, técnicos habilitados e também com os “mais de 200 mil cidadãos que já recorreram ao BUPi para identificar o que é seu”, foi possível georreferenciar cerca de 20% da área total das matrizes, o equivalente, segundo dados do Ministério da Justiça, a 720 mil campos de futebol.

900 técnicos habilitados inscritos na Plataforma BUPi

“Temos mais de 900 técnicos habilitados inscritos na Plataforma BUPi”, disse Catarina Sarmento e Castro, avançando que a meta estabelecida é “atingir, até ao final de 2023, 30% de matrizes georreferenciadas”.

“Estamos a utilizar a inteligência artificial como alavanca e acelerador do conhecimento do território: o algoritmo de dedução de localização de matrizes – que foi melhorado e expandido – já está disponível em 1269 freguesias e em 138 concelhos, o que permitiu deduzir a localização de mais de 5 milhões de matrizes”, detalhou.

Ainda este ano, o Governo pretende lançar uma nova versão da aplicação eBUPi, que já conta com mais de 50 mil descarregamentos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

APP presente na Conferência Anual dos Portos Marítimos

Partilhar              A APP — Associação dos Portos de Portugal participou na ESPO 2024, a 20ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.