Início / Agricultura / Bruxelas aprova 180 milhões de euros para estabilização de preços

Bruxelas aprova 180 milhões de euros para estabilização de preços

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que a Comissão Europeia (CE) aprovou, hoje, 5 de Maio, o pacote de apoios excepcionais à produção agrícola no valor global de 180 milhões de euros.

Estes apoios, aprovados no âmbito do “Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares” e que advêm exclusivamente do Orçamento do Estado, integram 140 milhões de euros para a compensação pelo aumento dos factores de produção, um novo apoio para o gasóleo colorido e marcado superior a 32 milhões de euros (0,147 cêntimos por litro) e 7 milhões de euros para as despesas com custos com a energia (“electricidade verde”), cujos pagamentos serão efectuados nas próximas semanas, refere uma nota de imprensa do Ministério.

“Trabalhámos em estreita articulação com a CE para que rapidamente pudéssemos receber esta aprovação e, com isto, fazer chegar a ajuda aos agricultores. Conseguimos minimizar o prazo e garantir esta aprovação em poucas semanas, quando o tempo previsto seria de 6 meses”, considera a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Adianta a mesma nota que estes apoios juntam-se aos mais de 100 milhões de euros atribuídos em 2022 para fazer face ao aumento dos custos de produção, que decorrem da crise inflacionista, e pretendem contribuir para a estabilização dos preços dos produtos alimentares.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

António Ventura: “consumo de alimentos seguros e saudáveis é prioridade do Governo dos Açores”

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, frisou hoje, 18 de Julho, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.