Início / Agricultura / Caça / Browning investe 18 M€ e constrói duas carreiras de tiro em Viana do Castelo

Browning investe 18 M€ e constrói duas carreiras de tiro em Viana do Castelo

A Browning Viana — Fábrica de Armas e Artigos de Desporto vai investir 16 milhões de euros na expansão da sua capacidade produtiva, na modernização, nas instalações e em novos produtos, em Viana do Castelo. E, na Indústria 4.0, vai realizar um investimento de dois milhões de euros em sistemas de informação.

Nestes investimentos, a empresa vianense pretende construir duas carreiras de tiro, com o objectivo de “dar melhor resposta às necessidades da unidade industrial, dotando-a de capacidade para promover o teste das armas que a mesma fabrica”.

Uma das carreiras de tiro terá 30 metros e a outra 50 metros, num “investimento fundamental para a Browning Viana, no sentido da criação de maior valor acrescentado em Viana do Castelo, dele dependendo fortemente o desenvolvimento de novos produtos e sua validação”. O projecto indica ainda que será construído “um edifício de piso térreo com uma área de implantação de cerca de 130 metros quadrados que está perfeitamente integrado na topografia do terreno envolvente”.

Reconhecimento de Interesse Municipal

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, a Declaração de Reconhecimento de Interesse Municipal deste investimento global de 18 milhões de euros por parte da Browning Viana.

De acordo com proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, o volume de negócios da Browning Viana foi, em 2019, de 52 milhões de euros, com previsão de crescimento de 18%, de acordo com o plano de negócios 2020-2023.

Quanto ao “terreno do edificado, encontra-se inserido entre zonas industriais existentes e espaços agrícolas de acordo com a classificação que lhe é atribuída na planta de ordenamento do Plano Director Municipal (PDM) de Viana do Castelo”. A construção das carreiras de tiro já mereceu parecer vinculativo favorável de várias entidades, como a Comissão Municipal de Defesa da Floresta, a DRCN – Norte (aguarda parecer final) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

A proposta municipal esclarece ainda que, de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a área de implantação da construção está classificada como perigosidade de incêndio rural baixa e muito baixa.

Além da construção das duas carreiras de tiro, a empresa, no pedido para atribuição do Reconhecimento de Interesse Municipal, aponta “a ampliação de outras estruturas produtivas existentes e de reconhecido interesse municipal, admitindo-se a ampliação até 50% da área bruta de construção existente”.

Conhecida como Browning Viana, a fábrica belga de FN Herstal é responsável pela produção das armas Browning e Winchester e é a maior fábrica de armas de Portugal, estando autorizada a produzir até 150 mil unidades por ano. A unidade foi fundada em 1973 e está instalada na Zona Industrial de Neiva.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.