Início / Empresas / Brasil é palco de roadshow para promoção do território alentejano

Brasil é palco de roadshow para promoção do território alentejano

As Agências de Promoção do Alentejo e do Porto e Norte de Portugal promovem um roadshow pelas duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, para apresentar a oferta turística das regiões e promover a captação de investimento. Esta missão, que se inicia hoje, 21 de Novembro, e termina na sexta-feira, 25 de Novembro, conta com a presença de representantes do sector, 14 empresas e 7 elementos institucionais e insere-se na iniciativa Invest in Alentejo, da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

A realização deste roadshow pretende recuperar o posicionamento da região do Alentejo no mercado brasileiro, através da apresentação da renovada oferta turística do Alentejo, cimentada na exclusividade e sustentabilidade, junto dos novos operadores e agentes, explica uma nota de imprensa da Invest in Alentejo.

Em 2019, o Brasil era o segundo mercado externo mais relevante em termos de investimento, mas perdeu essa força devido à pandemia e à crise económica que tem abalado o Brasil.

O início do roadshow será marcado pela realização de dois grandes eventos, em São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de Novembro, respectivamente, orientados para os agentes de viagens e jornalistas. Num formato de experiência imersiva, estes eventos gozam de uma grande componente visual, ao utilizar elementos fortes de cenografia e decoração para criar espaços “instagramáveis”, com foco nas experiências que caracterizam o Alentejo, e um lounge com a projecção do vídeo promocional da região, dotado de um espaço para reuniões entre empresários e convidados.

Reuniões e acções de formação

Para além dos eventos, a agenda do roadshow é composta por diversas reuniões e acções de formação com as agências de viagens fortemente enraizadas no mercado brasileiro, como a Abreu, Teresa Perez, TGK Travel e Agaxtur. Estes momentos centram-se no reforço das relações existentes e no diversificar da oferta de programas turísticos dedicados ao Alentejo neste mercado.

“É importante, senão mesmo vital, investir para recuperar um mercado que tem uma tripla importância para o destino Alentejo. Importante pelo volume que já representou e pode voltar a representar para a região, pelo facto de nos visitar em contraciclo, contribuindo para a atenuação da sazonalidade, e importante pelo gasto médio diário efectuado por turista, que ronda o dobro do valor despendido por um turista europeu,” destaca Vitor Silva, presidente da Turismo do Alentejo-ERT e da direcção da ARPTA — Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

“O turismo é um eixo de elevada importância para o Alentejo e um dos principais sectores exportadores da Região, tendo registado, nos últimos anos, um crescimento notável nas várias componentes de oferta. No entanto, ainda persistem alguns problemas relacionados com a situação de quebra de alguns mercados em virtude da pandemia. Entendemos que a estratégia de promoção externa da ADRAL para a região, através da iniciativa Invest in Alentejo, representa um grande contributo para a vitalidade e crescimento do setor turístico, tal como tem sido para outros sectores estratégicos do Alentejo,” reforça João Maria Grilo, presidente da ADRAL.

A iniciativa Invest in Alentejo, liderada pela ADRAL e financiada pelo Programa Alentejo 2020, tem como missão reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.