Início / Agricultura / BPI e Expresso reúnem empresas do Alentejo para acelerar futuro da Agricultura Sustentável

BPI e Expresso reúnem empresas do Alentejo para acelerar futuro da Agricultura Sustentável

O BPI e o Expresso reúnem hoje, 28 de Outubro, cerca 50 gestores e empresários do Alentejo, no Hotel M’Ar de Ar Muralhas, em Évora, para abordar estratégias e soluções de financiamento no âmbito da Agricultura Sustentável, em mais uma etapa da iniciativa “Acelerador de Sustentabilidade”. Trata-se de um projecto dirigido a empresas com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de uma nova cultura de sustentabilidade e alavancar a utilização dos fundos disponíveis para a transição sustentável.

A abertura estará a cargo de Pedro Barreto, administrador executivo do BPI, que vai analisar o actual contexto macroeconómico, as oportunidades e desafios da transição sustentável e apresentar as principais metas do Plano Director de Sustentabilidade 2022-2024 do BPI.

O BPI pretende atingir a meta de 4 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024. Deste total, o BPI pretende mobilizar 2 mil milhões de euros em financiamento sustentável, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação, para apoiar as empresas na transição. No domínio do investimento ESG, o Banco prevê gerar um volume de negócios de 2 mil milhões de euros em fundos e seguros desenhados de acordo com critérios de sustentabilidade. No âmbito do compromisso social, o BPI prevê o apoio a mais de 200 mil pessoas e 120 milhões de euros de investimento BPI | Fundação “la Caixa” para o triénio 2022-2024.

Acelerador de Sustentabilidade

Impulsionado pelo BPI e o Expresso, o “Acelerador de Sustentabilidade” conta com o apoio técnico da EY, Nova Business School e Beta-i, como parceiros nas sessões com as empresas.

Serão seis eventos de aceleração, sobre seis temas, ao longo de seis meses e em seis cidades diferentes, onde serão apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, os Clientes BPI terão oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos, no âmbito das várias temáticas abordadas.

Com o tema da sustentabilidade – nas dimensões ambiental, social e de governação – na agenda das empresas, este projecto vai correr o País para debater temas como a descarbonização, energias renováveis e economia circular, olhando também para sectores como o turismo, imobiliário e agricultura.

A primeira sessão com o tema “Acelerar: Descarbonização” decorreu no dia 8 de Julho, no Porto, e contou com a presença de 40 das principais empresas da região. Em Setembro, Aveiro foi palco da segunda sessão, que contou com 50 gestores e empresários, dedicada às estratégias e soluções de financiamento no âmbito das Energias Renováveis. Já em Outubro, na Madeira, empresas analisaram os desafios do Turismo Sustentável.

Refira-se que o BPI é banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da AgroGlobal e do Colóquio do Milho, feiras agrícolas realizadas em Portugal. Organiza também o Prémio Nacional de Agricultura, já na sua 10ª edição, para distinguir os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Xylella fastidiosa em videiras de Castelo Branco e Fundão. DGAV dá 10 dias para destruição imediata das plantas

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi confirmada a presença da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.