Início / Agricultura / Boticas alerta ICNF para ataques de lobo-ibérico a ovinos, caprinos, bovinos e equinos

Boticas alerta ICNF para ataques de lobo-ibérico a ovinos, caprinos, bovinos e equinos

O presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, alertou o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a problemática associada ao lobo-ibérico, uma vez que têm sido cada vez mais recorrentes os ataques deste animal na região, sobretudo a ovinos, caprinos, bovinos e equinos.

Este pedido de sensibilização foi feito durante uma reunião com a autarquia, na passada sexta-feira, dia 22 de Outubro, com a  directora regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sandra Sarmento, e o vogal do conselho directivo da AGIF — Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Paulo Mateus.

Em primeiro ligar, o encontro permitiu a Sandra Sarmento falar sobre as intervenções de gestão florestal levadas a cabo pelo ICNF em Boticas, bem como apresentar as iniciativas programadas para o concelho e que permitem proteger a vasta mancha florestal contra incêndios.

Ataques de lobos. O que fazer?

Quanto aos ataques por parte de lobo-ibérico, o autarca solicitou junto da responsável que sejam tomadas medidas urgentes que possibilitem minimizar os prejuízos relacionados com os ataques desta espécie protegida na Península Ibérica.

Explica uma nota de imprensa da autarquia de Boticas que, caso os animais sejam alvo de um ataque em que os proprietários suspeitem que tenha sido provocado pelo lobo, devem tomar medidas de imediato: não mexer nos cadáveres e reunir o máximo de informação, nomeadamente: data, local, espécies atacadas, número de animais atingidos, número de mortos e localização das lesões. Se possível devem tirar fotografias e/ou vídeos da ocorrência.

Todos os ataques devem ser comunicados, pois caso não sejam, o ICNF não terá conhecimento e não poderá pagar indemnizações, nem tomar medidas de ordenamento e controlo das populações de forma adequada.

A comunicação deve ser feita através do portal do IFAP (aqui), utilizando o nifap e password pessoal, ou dirigindo-se à Cooperativa Agro Rural de Boticas, munido desses códigos, onde um técnico habilitado ajudará os lesados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.