O secretário Regional da Agricultura dos Açores, António Ventura, anunciou hoje, 13 de Janeiro, em Vila do Porto, a candidatura do borrego de Santa Maria a uma qualificação comunitária, assim como a do nabo da terra para “Nabo da Terra DOP”, reconhecendo a especificidade da ilha “em termos da rua ruralidade e dos agroalimentos que se produzem” com uma “distinção muito própria do resto da região, que interessa promover”.
António Ventura falava após uma visita de dois dias à Ilha de Santa Maria, onde teve a oportunidade de acordar com a ARCOA – Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores, a elaboração de uma candidatura a uma qualificação comunitária do borrego de Santa Maria.
“Vamos iniciar um levantamento histórico daquilo que são as práticas de produzir, encontrar a diferenciação organolética no produto e fazer esta candidatura do borrego de Santa Maria”, adiantou.
Nabo da Terra DOP
Na ocasião, o governante destacou como outro produto “que é muito próprio de Santa Maria, embora exista por todos os Açores e em todo o Mundo, o nabo da terra, que tem, de facto, características muito diferentes”. “Também vamos começar uma candidatura para o Nabo da Terra DOP”, disse António Ventura.
“Do mesmo modo, vamos iniciar a resenha histórica das confecções do nabo, por se acreditar que o solo de Santa Maria, ou seja, as condições edafoclimáticas da ilha têm influência no produto final dos agroalimentos”, acrescentou o governante açoriano.
Candidatura ao PRR para sala de desmancha
António Ventura reuniu-se ainda com a Cooperativa de Produtores Agropecuários da Ilha de Santa Maria, tendo demonstrado a sua satisfação pelo facto de esta pretender avançar com uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para investimentos na sala de desmancha.
“Esta é uma reivindicação já de algum tempo e agora a cooperativa decidiu avançar com esta candidatura ao PRR, que apoia em 80% este investimento, estando as candidaturas abertas até ao dia 28 de Fevereiro”, frisou.
“Uma das reivindicações de Santa Maria, para que a bovinocultura de carne tenha melhores condições de estruturação e que possam levar a uma maior apetência por essa produção, vão ser conseguidas através dessa candidatura”, disse ainda o governante.
O secretário Regional destacou ainda que, em 2022, Santa Maria bateu o recorde na exportação de carcaças para o exterior, afirmando assim “estar mais que justificada essa candidatura”.
Agricultura e Mar