Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 47/2021 – Manutenção

Bolsa do Porco – Semana 47/2021 – Manutenção

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

O problema de fundo mantém-se já há várias semanas: há excesso de oferta de carne no espaço europeu, factor que se volta a aliar aos constrangimentos da operação dos matadouros por conta da pandemia. O resultado traduz-se em manutenções generalizadas por toda a Europa. A diferença é que se há algumas semanas as manutenções serviam para estancar as quedas acentuadas nos preços, agora as manutenções fazem-se com mira à inversão da tendência, esperando-se que mais semana, menos semana os mercados possam voltar aos ganhos.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 48/2021 (29/11 a 03/12): Espanha 1,02; França 1,12; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

No panorama internacional as atenções viram-se agora para a Alemanha e para a coligação que dá corpo ao novo governo com social-democratas, liberais e verdes. Se por um lado os produtores acolheram com entusiasmo a intenção de criar uma etiqueta obrigatória com a menção da origem da carne, encontram-se pessimistas relativamente ao plano governamental de incentivar o encerramento da actividade suinícola.

As organizações representativas do sector estão preocupadas com o facto de alguns dos elementos desta coligação terem defendido durante a campanha a redução da produção pecuária e a substituição de carne por proteínas vegetais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.