Início / Agricultura / Bolsa do Porco Semana 42/2021 – Manutenção

Bolsa do Porco Semana 42/2021 – Manutenção

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

Os custos de produção dispararam neste final de ano, mas a plena repercussão do aumento dos preços das matérias-primas está ainda para vir quando entrar o novo ano e os produtores fazem tudo para se acautelar, tentando que as bolsas resistam na manutenção o máximo de tempo possível.

Por outro lado, para o matadouro a situação também não é famosa e, apesar de todas as semanas os matadouros europeus estarem a abater mais, só o fazem para manter a estrutura em funcionamento, não encontrando muitas soluções para a carne que produzem.

Posto isto, prevê-se que a próxima semana seja uma das mais fortes em termos de volume de abate por toda a Europa mas com porcos muito pesados.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 43/2021 (25/10 a 29/10): Espanha 1,03; França 1,11; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

No seu boletim mensal de Setembro, o Ministério da Agricultura chinês informou que a capacidade de produção de porcos está em subida constante e que se espera que a oferta aumente no quarto trimestre. Esta continuada oferta provocará que os preços continuem baixos, ao contrário dos abates e do número de porcos em produção. Já os níveis de importação manter-se-ão baixos. Depois de 3 meses de perdas, espera-se que acelere o abate de porcas, mas com um aumento da produtividade.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende mais de 4 toneladas de polvo em entreposto frigorífico em Coimbra

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de 4 toneladas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.