Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 41/2021 – Descida de 0,030€

Bolsa do Porco – Semana 41/2021 – Descida de 0,030€

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

A cotação dos porcos perdeu 1/3 do seu valor desde a semana 24, atingindo mínimos históricos para esta altura do ano. Só encontramos paralelo em 2007, curiosamente também num período em que o custo das matérias primas começou a subir.

Se nesta semana as bolsas do norte da Europa asseguraram uma frágil manutenção, Espanha teve um feriado na passada 3ª feira e não conseguiu acompanhar, levando Portugal de arrasto.

O bom sinal é que por toda a Europa já se sentiu nesta semana uma maior procura e as expectativas é que se assista a alguma aceleração do volume de abates. Resta saber se em Espanha será suficiente para absorver o que ficou por abater na semana que agora finda.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 42/2021 (18/10 a 22/10): Espanha 1,05; França 1,10; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

Esta semana, por iniciativa da Bélgica, discutiu-se na Comissão Europeia a possibilidade de accionar o mecanismo de ajuda do armazenamento privado mas, numa posição muito controversa junto do sector, o Comissão Wojciechowski rejeitou liminarmente esta hipótese alegando que estaria a transmitir uma mensagem equívoca ao mercado, uma vez que a estratégia da Comissão é reduzir a produção europeia e não salvá-la, abrindo ainda a porta a mecanismos de apoio regional nos países onde já se esteja a registar diminuição de efectivos (como Alemanha) e deixar de fora outros onde se verifique o contrário (como Espanha). Inacreditável!

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.