Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 22/2022 – 2,15€ (Manutenção)

Bolsa do Porco – Semana 22/2022 – 2,15€ (Manutenção)

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

A equação dos mercados europeus é difícil de resolver: há falta de porcos, abate-se menos e, mesmo assim, há excesso de carne, situação que o calor, o atraso no crescimento dos porcos, o aumento de consumo e os feriados de Junho (no caso português) podem corrigir.

Em Espanha a cotação está em máximos históricos mas com uma sequência de estabilidade pouco comum para esta altura do ano. Se os preços das matérias primas justificam o primeiro dado, o mercado da carne justifica o segundo.

Ainda assim foi o único mercado europeu a ensaiar uma ténue subida como sinal da tendência que podemos vir a ter nas semanas vindouras.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 22/2022 (30/05 a 03/06): Espanha 1,55; França 1,49; Alemanha 1,41; Países Baixos 1,31; Bélgica 1,44; Dinamarca 1,32.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

A notícia que fez tremer os mercados europeus foi o surto de PSA na Alemanha a 7 km da fronteira francesa. A confirmação da presença do vírus em território francês parece agora ser uma questão de tempo, com a proximidade quer pela fronteira com a Alemanha, quer com a fronteira italiana.

Esta semana também se registou um aumento de compras chinesas em Espanha (sobretudo presuntos), mas esse aumento foi tão ténue como os 4 milésimos de subida no país vizinho. O que é certo é que o preço interno na China continua em fase de recuperação, dando indicações que não faltará muito para o gigante asiático vir às compras em força.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende mais de 4 toneladas de polvo em entreposto frigorífico em Coimbra

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de 4 toneladas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.