Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 17/2022 – Manutenção

Bolsa do Porco – Semana 17/2022 – Manutenção

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

Semana de estagnação nos mercados europeus com excepção da Dinamarca que no período de fortes subidas de Março foi um mercado mais conservador.

Com a ressaca da Semana Santa os matadouros estão a ter muitas dificuldades para escoar a carne provocadas pela baixa procura e pela introdução no mercado de carne congelada que deflaciona bastante o mercado, uma vez que foi congelada quando o preço dos porcos estava bem mais baixo. Por outro lado, os produtores estão a reter ao máximo os porcos e alguns matadouros a reduzir abates.

Como pano de fundo os custos de produção que continuam a aumentar empurrando a fileira para um jogo de soma negativa onde se procura passar os prejuízos para o outro lado.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 18/2022 (02/05 a 06/05): Espanha 1,55; França 1,48; Alemanha 1,53; Países Baixos 1,35; Bélgica 1,50; Dinamarca 1,30.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

No passado fim-de-semana decorreu em Viena a reunião de Primavera do IMPA – Informal Meat Pork Association, organização que reúne 13 entidades representativas do sector da suinicultura europeu, o qual a FPAS integra.

O clima não é de confiança em relação ao futuro próximo, destacando-se a situação alemã que se caracteriza por uma queda acentuada do consumo, tal como da produção, ineficácia no combate à propagação da PSA e fortes pressões de consumidores sobre questões como o bem-estar animal e produção biológica.

Por outro lado, Espanha continua em contra-ciclo aumentando o seu efectivo mas ainda bastante abaixo da capacidade instalada da sua indústria.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.