Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 16/2022 – Subida de 0,020 euros

Bolsa do Porco – Semana 16/2022 – Subida de 0,020 euros

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

Como era de prever a Semana Santa marcou uma pausa na tendência altista dos mercados por dois motivos: o primeiro mais óbvio, a perda de dias de abate que permitiu aos matadouros respirar um pouco melhor.

A segunda prende-se com o mau tempo que assola toda a Europa, com particular incidência na Europa do Norte. De resto, enquanto os mercados ibéricos ainda operaram subidas tímidas, os mercados do centro e norte da Europa registaram na sua maioria manutenções.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 17/2022 (25/04 a 29/04): Espanha 1,54; França 1,48; Alemanha 1,53; Países Baixos 1,35; Bélgica 1,50; Dinamarca 1,28.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

Agora que as fortes subidas abrandaram podemos olhar para trás e concluir que o mês de Março reflectiu um reajuste entre a oferta e a procura mas com um impulso extra provocado pela excepcionalidade da situação de guerra na Ucrânia e consequente aumento dos custos de produção.

Daqui em diante continuaremos a viver nessa excepcionalidade mas as bolsas do porco vão responder apenas ao mercado “puro e duro”. O mercado da carne necessita de assumir agora o protagonismo e se não houver a procura adicional dos churrascos promovidos pelo tempo primaveril e pelo regresso à normalidade do turismo intra-europeu a pressão sobre toda a fileira impedirá novas subidas ainda bastante necessárias também no mercado do vivo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.