Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 14/2022 – Subida de 0,080 euros

Bolsa do Porco – Semana 14/2022 – Subida de 0,080 euros

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

De Itália veio um novo alerta sobre a PSA. Os peritos italianos advertiram que este é um vírus de elevada virulência e que todas as semanas são identificados novos casos positivos. Neste momento há três hipóteses sobre a sua entrada no país (ignorando a Sicília onde o vírus está indemne): 1. através do porto de Génova; 2. através dos caminhos rodoviários que conduzem ao porto ou 3. por restos de comida deixados na zona dos Apeninos de Lingúria.

As vedações e a biossegurança são as únicas armas ao serviço dos italianos. Relativamente a áreas vedadas as autoridades estão a trabalhar no sentido de estarem concluídas até final de Junho.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 15/2022 (11/04 a 15/04): Espanha 1,53; França 1,48; Alemanha 1,53; Países Baixos 1,40; Bélgica 1,54; Dinamarca 1,26.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

O retrato da excepcionalidade dos tempos que vivemos explica-se com o comportamento das bolsas: Lérida baixou 53 cêntimos em quatro meses no período Verão/Outono e agora sobe 51 cêntimos em apenas dois meses, em pleno Inverno/Primavera.

Este é o balanço que se faz na entrada da semana Santa, com muitas incertezas sobre o que se vai passar daqui para a frente, apenas que os custos de produção vão continuar altos.

Outro aspecto que podemos ter como certo para o que resta do ano é que tanto na Europa como nos EUA haverá muito menos porcos, esperando-se preços altos até ao final do ano que podem ser muito altos se a China vier às compras em Setembro.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.